Um homem foi morto por um robô esta quarta-feira numa das fábricas da Volkswagen na Alemanha. O robô estava a ser montado quando agarrou na vítima, de apenas 22 anos, e a esmagou contra uma estrutura metálica. O trabalhador viria a morrer devido às feridas internas provocadas pelo incidente.

Segundo Heiko Hillwig, porta-voz da Volkswagen, tudo aponta para que tenha havido erro humano na situação e não uma falha no sistema do robô. O responsável esclareceu que este equipamento não pertence a uma nova geração deste tipo de aparelhos, dos que trabalham lado a lado com os humanos na linha de produção de automóveis. Trata-se sim de um robô protegido por um gradeamento e isolado dos trabalhadores. Tanto a empresa como a polícia alemã lançaram investigações ao sucedido.

Crê-se que a primeira pessoa que morreu na sequência de um incidente com robôs foi um engenheiro japonês, Kenji Urada, que em 1981 estava a realizar manutenção ao aparelho quando o robô o empurrou para uma lixadeira mecânica. Os acidentes com robôs não são frequentes, porque este tipo de maquinaria está geralmente isolada dos restantes trabalhadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR