O que é?
Festival Sabor Cascais, organizado pelo suplemento Boa Cama Boa Mesa, do Expresso, no âmbito do FIC, Festival Internacional de Cultura, com promoção da InfoPortugal e da Essência do Vinho.

Quando é?
Começa já esta sexta-feira, 3 de julho, e termina a 12 do mesmo mês. O festival funciona entre as 18h e a 00h no dia 3, das 12h à 00h nos dias 4, 10 e 11, das 12h às 23h entre 5 e 9 e das 12h às 18h no último dia.

Onde é?
No Mercado da Vila, que fica logo à entrada (ou à saída, depende da perspetiva), de Cascais. O Mercado tem entrada pela Rua Padre Moisés da Silva ou pela Avenida Dom Pedro.

O que vai acontecer?
Comida boa.

7

Uma das criações de Pedro Almeida, chef do Midori. (foto: Hélder Rosa)

Agora a sério, que comida boa?
Comida do mar, essencialmente. Vão estar presentes quatro restaurantes com créditos firmados a trabalhar produtos marinhos. Os clássicos Porto de Santa Maria e Panorama, onde o peixe e o marisco são sempre tratados com mestria, representam a vizinha Estrada do Guincho. Já o Midori e o Umai vão providenciar sabores asiáticos, com Pedro Almeida e a dupla Anna Lins e Paulo Morais aos comandos, respetivamente — três dos melhores intérpretes nacionais deste tipo de gastronomia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais em concreto, o que se vai poder comer?
Ao todo, a organização prevê que estejam disponíveis cerca de 50 propostas gastronómicas, do mexilhão à espanhola ao usuzukuri (uma espécie de carpaccio japonês) de pregado, passando pelas ostras da Ria Formosa ou o camarão de Espinho.

E beber?
Além da oferta normal e expectável num evento deste género, haverá vinhos da Sogrape e aquilo a que chamam um VIP Lounge Mateus Rosé.

Quanto é que vai custar?
Depende do que comer. A entrada custa 3€ — inclui um copo de vinho para as provas — e cada restaurante terá propostas com preços que variam entre os 5 e os 15€. Crianças até aos 14 anos não pagam entrada. Mas também não bebem.