O secretário-geral socialista, António Costa, considerou este sábado que a situação na Grécia é a “dramática ilustração” do que aconteceria em Portugal sem o PS, garantindo uma “alternativa de confiança” que rompe com a austeridade sem se meter em aventuras.

António Costa discursava durante o encerramento do II Fórum dos Movimentos Sociais, promovido no Porto pela Juventude Socialista, onde destacou que as últimas semanas na Grécia têm sido “a dramática ilustração do que seria a situação em Portugal se não houvesse em Portugal o PS” e o país estivesse assim condenado “a ter de escolher a continuidade da austeridade que a direita defende ou a rutura com o euro que a esquerda radical defende”.

“A verdade é que há alternativa e tem de haver alternativa porque a Grécia é mesmo o melhor exemplo de como a austeridade não resolveu nenhum problema. (…) Mas a Grécia também é bem a ilustração de que a saída do euro para resolver os problemas é uma ilusão falsa, porque a saída do euro só significa empobrecer ainda mais quem já empobreceu o bastante e demais com a própria austeridade”, defendeu.

É por este motivo, de acordo com o secretário-geral do PS, que o partido se empenha em “afirmar uma alternativa de confiança”, uma vez que “rompe com a austeridade e faz diferente”, mas “não se mete em aventuras e não nos faz sentir da Zona Euro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Costa falou ainda de alguns mitos que se criaram sobre a Europa e esclareceu que “decidir quem governa em Portugal determina saber quem se senta à mesa no Conselho Europeu em Bruxelas”, sendo, na sua opinião, a escolha “muito simples”.

“Quem votar na coligação de direita, vota para que, em Bruxelas, fale em nome de Portugal o Dr. Passos Coelho e o que dirá é que quer austeridade para a Grécia, para a Espanha, para a Irlanda, para a Itália, porque quer superausteridade para Portugal”, alertou.

No entanto, o líder do PS garante que há alternativa se, “em vez de sentar o Dr. Pedro Passos Coelho, se sentar o líder do PS e defender em Bruxelas uma política diferente daquela política que a direita defende”.