A casa que parece ter inspirado o filme “Up! Altamente” pode estar prestes a ser demolida, conta o New York Times. Edith Macefield era a proprietária octogenária da vivenda com 56 metros quadrados de área, mas morreu em 2008 e o futuro da casa esta no limbo.

7 fotos

Vamos recordar a história. Edith recusou um milhão de dólares oferecidas pelos projetistas de um centro comercial que seria instalado precisamente onde a casa se encontra. A construção avançou, mas em redor da casa, que ficou engolida pelo edifício comercial em Ballard, Seattle (Estados Unidos). Foi uma luta que a senhora travava desde 2006 para manter a casa com 115 anos, onde vivia desde 1952, conta o jornal regional de Seattle.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na primavera de 2009, a Disney e a Pixar lançaram o filme “Up! Altamente”, que contava a história de Carl Fredericksen. O homem tinha 78 anos e a mulher, Ellie, morreu sem nunca terem conseguido ter filhos nem realizar o sonho de criança do casal: viajarem até às Cataratas do Paraíso. De modo a escapar do lar de idosos e da pressão dos construtores de um centro comercial que querem comprar a casa, Carl prende inúmeros balões na chaminé e tenta conduzir a casa até à América do Sul.

A semelhança entre a ficção e a realidade não passou ao lado de ninguém. De acordo com o El Mundo, foram muitos aqueles que passaram a visitar o terreno para prender balões na casa, em homenagem à luta de Edith Macefield contra a pressão comercial.

Mas agora que Edith morreu, o responsável imobiliário, Paul Thomas, diz ao New York Times que a casa pode ser doada ou demolida e o terreno vendido. Voltar a ser habitada é uma possibilidade muito difícil, já que só pode acontecer perante a autorização expressa da Câmara Municipal.

A esperança que Edith nutria em manter a casa de pé mesmo depois da morte estava numa amizade com Barry Martin. É um superintendente no projeto do centro comercial existência da casa a quem Edith pediu que continuasse a luta pela propriedade. Mas Barry explicou que não há muito que possa fazer, já que a casa está desvalorizada, em degradação e sem qualquer bem valioso associado a ela.

Há uns tempos, uma mulher e a filha adolescente mostraram-se interessadas em comprar o local e abrir uma pastelaria ou restaurante em homenagem a Edith Macefield. Entretanto, a mulher recuou por ser “financeiramente inviável” adquirir a casa.

Demolição, venda ou doação. Nenhum dos destinos está de acordo com os planos de Edith Macefield, mas a Disney parece ter previsto o final da casa: desaparecer.

Mas esta não e a única casa onde a Disney se pode ter inspirado para criar Up! Altamente. Em Portland, existe uma casa que foi engolida pela construção da Universidade Estatal da cidade. Randal Acker, advogado, recusou-se a vender o terreno e tornou-se o único proprietário da casa vitoriana de 1894 depois de a reabilitar, um investimento de 380 mil dólares.

Chamam-lhe “Figo House” – que se traduz para “Casa do Figo” – porque o cão de Randal tinha o nome do jogador de futebol português, de quem o proprietário da casa era fã. O homem conseguiu convencer as instituições públicas a manter a casa e até mesmo os líderes do projeto universitário aplaudiram: “É uma jóia dentro de uma caixa de jóias”, disseram eles ao Oregon Live.

Para marcar a semelhança entre o filme animado e a sua própria história, Randal Acker pendurou inúmeros balões coloridos na casa, através na chaminé.