Já ouviu falar do Voat? É um site de partilha de conteúdos que está a fazer frente ao Reddit. E embora nada indique que tenha nascido como consequência direta do descontentamento de alguns utilizadores do Reddit, o certo é que muitos já estão a migrar para este novo site, com características bem semelhantes à já conhecida rede social.

No Voat há (quase) tudo o que há no Reddit: administradores, moderadores, utilizadores, sub-fóruns temáticos, discussões e muitos conteúdos novos a tornarem-se virais. Até existe um subverse (subfóruns temáticos semelhantes aos subreddits) chamado “MeanwhileOnReddit” — ou “Entretanto no Reddit”, em português. O objetivo? “Sente-se, relaxe e veja o Reddit arder.”

Mas afinal o que é o Voat? O projeto começou como “um hobbie” em abril de 2014, criado por um estudante em Lund, na Suécia. É “um website agregador de média com conteúdo publicado pelos utilizadores” — lê-se na página “Sobre” — e, graças ao “recente interesse [no projeto] gerado pela comunidade online“, o Voat “evoluiu de um hobbie para um pleno desejo de criar o site que se vai tornar no lugar onde ‘pode dar a sua opinião'”.

Quanto às evidentes semelhanças entre o Voat e o Reddit, a administração é clara sobre o assunto: “Todos os carros têm quatro rodas. Isso significa são todos iguais?E fazem a retórica de forma lógica, mas sem nunca mencionar o nome “Reddit” diretamente — chamando-lhe apenas “o outro site“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto leva a outra questão. Sendo um site semelhante a outro site, o que os difere na realidade? A resposta é dada também na página “Sobre” do Voat: “de forma simples, focamo-nos na privacidade do utilizador”. Por isso, para fazer um registo no Voat só é obrigatório indicar um nome de utilizador e uma password, embora possa fornecer um endereço de e-mail depois, se assim o entender. Além disso, é bastante fácil apagar a sua conta, bem como todos os “dados associados”, garante a administração.

Voat.co registo

Para se registar no Voat, não precisa de indicar um endereço de e-mail (embora o possa fazer depois, se quiser). Basta criar um username e uma senha.

A popularidade do Voat está a aumentar. Mas apesar de ser o principal destino para a diáspora do Reddit, há também quem o abomine. Em junho, a administração do site viu o alojamento ser cancelado sem aviso prévio, algo que o provedor de serviços justificou com a existência de conteúdo “politicamente incorreto”, segundo o jornal The Guardian. Atualmente, o site ainda está em versão alpha (fase de testes) e é mantido por dois estudantes de Ciências da Computação e Economia, da Universidade de Zurique, na Suíça. Mas a equipa está a ponderar expandir-se.

Ao mesmo tempo o Reddit continua agitado. Apesar de a maioria dos subfóruns já estarem abertos, corre um abaixo-assinado para fazer expulsar a Diretora Geral que tem obrigado recentemente o site a mudanças profundas. Ellen Pao implementou um código de conduta que responsabilizou os utilizadores e visou acabar com o cyberbullying. A medida foi bem sucedida mas as críticas não pararam e agora aumentaram, pelo que o abaixo-assinado ainda pode mesmo ter resultados.