Ganhou o título mundial a 2 de maio deste ano, após ter vencido o filipino Manny Pacquiao, num combate “lendário” em Las Vegas, nos Estados Unidos. Mas Floyd Mayweather Jr., pugilista norte-americano, perdeu agora o cinturão da Organização Mundial de Boxe (WBO) na categoria de -66,7 kg. A razão? Falhou o pagamento previsto pelo regulamento de 3% dos lucros dos 200 milhões de euros arrecadados no combate, que têm de ser entregues à WBO. Além disso, não abdicou do título que já tinha obtido noutra categoria (-69,9kg), quando é absolutamente proibida a acumulação de títulos.

Segundo comunicou a WBO, é contra as regras da organização que os atletas acumulem dois títulos mundiais em múltiplas categorias de peso. Assim, Floyd deveria ter indicado de que categoria é que iria reter o título. Tal como é obrigatório por regulamento pagar 3% sobre os lucros obtidos, algo que devia ter sido liquidado até 3 de julho.

“Não resta ao Comité Mundial da WBO nenhuma outra alternativa senão a de cessar de reconhecer Floyd Mayweather Jr. como o Campeão do Mundo de pesos-médios da WBO e deixar o seu título à disposição, por não cumprir com os nossos regulamentos”, afirmou a WBO num comunicado, citado pelo Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR