A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou para a existência de falsos inspetores, que têm agido junto de estabelecimentos de hotelaria e de alojamento local. Os lesados já apresentaram queixa junto da PSP.

Nos casos reportados à ASAE, os alegados inspetores exigiram o pagamento de coimas em atraso, por transferência bancária ou em dinheiro, para a realização da inspeção. Em alguns casos, os burlões apresentaram documentos de identificação falsos.

Num comunicado emitido esta terça-feira, a ASAE esclarece que “em nenhuma situação” o pagamento de coimas deve ser feito diretamente aos inspetores. “Todos os procedimentos são efetuados pelas vias formais e legais, pelo que os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspetor que efetue as solicitações”, refere a ASAE.

Caso este pagamento seja solicitado, os operadores comerciais devem contactar imediatamente as forças policiais, “no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções”.

“A ASAE esclarece que em nenhuma situação os inspetores efetuam contacto direto para pagamento de coimas in loco. Todos os procedimentos são efetuados pelas vias formais e legais, pelo que os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspetor que efetue as solicitações anteriormente descritas, antes pelo contrário. Devem de imediato contactar a força policial da zona, no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções”, pode ler-se no comunicado emitido pela ASAE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR