Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro. Chama-se Wendiceratops pinhornensis e é um dos mais antigos membros da família Ceratopsidae – da qual faz parte o famoso Triceratops.

O Wendiceratops ostenta uma coroa de ossos arredondada sobre a nuca, dois cornos de tamanho superior sobre os olhos e – sendo esta a sua característica mais distinta – um corno largo e mais curto sobre o nariz. Mais de 200 ossadas foram encontradas recentemente por um grupo de cientistas em Alberta, no Canadá, e pertencem a três dinossauros adultos e a um mais jovem, informa o Huffington Post.

journal.pone.0130007.g003

“Pensa-se que o Wendiceratops tenha um corno largo e direito localizado sobre o nariz, junto às òrbitas oculares, o que representa a mais antiga ocorrência desta característica na [família] Ceratopsidae”, escrevem os investigadores no artigo publicado esta quarta-feira na revista académica Plos One. Esta característica permite estudar a evolução ao longo do tempo dos membros da família Ceratopsidae, já que outros animais deste grupo de dinossauros – que apareceram posteriormente – também apresentam um corno semelhante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo os paleontólogos, os cornos seriam utilizados em rituais de acasalamento e para conquistar território. O dinossauro “com os maiores cornos seria capaz de superar os seus adversários no controlo do maior harém para se reproduzir”, explica Michael Ryan, paleontólogo do Museu de História Natural de Cleveland, nos Estados Unidos, e um dos autores do artigo científico juntamente com David Evans, paleontólogo do Museu Real de Ontário, no Canadá.

De acordo com os investigadores, o animal teria vivido há cerca de 79 milhões de anos, media cerca de 6 metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada. A sua boca era parecida com um bico de papagaio, com uma fisionomia indicada para comer plantas.

Veja o vídeo publicado no canal Youtube da SciNews, de notícias científicas, que anuncia a descoberta do Wendiceratops pinhornensis: