A sonda da NASA New Horizons, o primeiro veículo especial feito para estudar Plutão e as suas luas, está prestes a sobrevoar o planeta anão no dia 14 de julho, após uma viagem de nove anos e meio e quase 5 mil milhões de quilómetros percorridos pelo sistema solar. Essa tão aguardada chegada permitirá aos cientistas receberem imagens captadas pela sonda que revelarão Plutão como nunca antes foi visto.

Estas serão as primeiras imagens detalhadas da superfície de Plutão. As imagens mais detalhadas das características do planeta anão, que pensa-se ter montanhas e vales, contribuirão para um estudo mais aprofundado da sua composição, luas e possíveis planetas perto do sistema solar.

A sonda já enviou animações e fotografias de Plutão e dos seus satélites naturais. Em algumas das primeiras imagens enviadas pelo New Horizons, Plutão parece um pequeno ponto que orbita à volta de uma partícula de luz um pouco maior, mas essa estranha formação é apenas um grupo de objetos do sistema solar. Também há fotografias de Plutão e da sua lua maior, Charon.

pluto-charon1

Pluto está à direita e a sua lua maior, Charon, encontra-se à esquerda. (NASA-JHUAPL-SWRI)

Segundo declarações de Alan Stern à Mashable, investigador que lidera a missão, a sonda conseguirá tirar fotografias com excelente detalhe do que é a a crosta terrestre de Plutão.

Plutão é um planeta anão, gelado e escurecido, localizado a 5,7 mil milhões de quilómetros do Sol. Formalmente conhecido como 134340 Plutão, é o décimo objeto mais massivo observado observado diretamente orbitando o Sol. Além disso é o maior objeto cósmico até agora descoberto que faz parte da Cintura de Kuiper, um grupo de massas geladas localizadas para lá da órbita de Neptuno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR