A região Norte de Portugal vai distribuir mais de um terço das verbas nacionais destinadas à “Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME)”, com 20 milhões de euros disponíveis para candidaturas até 18 de setembro.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) com a indicação de que “o Programa Operacional (PO) Norte 2020 destaca-se de entre os restantes (do país) ao destinar uma verba global de 20 milhões de euros” do total nacional de 56 milhões. A segunda fase do concurso “Internacionalização das PME” acaba de ser lançada podendo as candidaturas ser apresentadas até 18 de setembro, divulgou a CCDRN em comunicado.

O Norte tem 20 milhões de euros para distribuir, seguindo-se em volume de verbas o PO Centro, com sete milhões de euros, o de Lisboa, com cinco milhões de euros, e os do Alentejo e Algarve, com dois milhões de euros cada um.

O concurso visa, de acordo com a CCDRN, “reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista ao aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação, valorizando os fatores imateriais da competitividade que potenciem o aumento da sua base e capacidade exportadora”.

Simultaneamente foi também lançada um outro concurso para a internacionalização de PME, mas exclusivamente direcionado aos territórios de baixa densidade. Com uma dotação nacional de 12,6 milhões de euros, a região do Norte beneficia de um apoio de 5,5 milhões de euros do Norte 2020, indicou a CCDRN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR