Quatro veteranos do grupo terrorista al-Shebab, incluindo o alegado organizador do massacre de abril em Garissa, no Quénia, foram mortos na Somália por um ‘drone’ norte-americano, segundo um porta-voz do ministro do Interior queniano.

“Foi um ‘drone’ (avião não-tripulado) norte-americano”, declarou Mwenda Njoka, citado pela agência France Presse (AFP), acrescentando, porém, que “neste tipo de ataques, as forças quenianas dão apoio terrestre e logístico”.

A operação, levada a cabo na madrugada de hoje, terá resultado na morte de Mohamed Mohamud (também conhecido como Dulyadin, Kuno ou Gamadhere), terrorista procurado pelas forças de segurança quenianas desde o massacre de abril deste ano, quando quatro militantes do al-Shebab mataram 148 pessoas, a maioria estudantes, na Universidade de Garissa no nordeste do Quénia, no que foi o ataque mais sangrento do grupo até à data.

Os Estados Unidos têm realizado vários ataques com ‘drones’, aeronaves armadas mas não tripuladas, contra os líderes do grupo aliado com a al-Qaida, tendo em setembro de 2014 morto o seu líder, Ahmed Abdi Godane.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ataque de hoje acontece quando falta pouco mais de uma semana para o Presidente norte-americano, Barack Obama, visitar o Quénia, país onde tem familiares, pela primeira vez desde o início do seu mandato.

Fontes na Somália citadas pela AFP confirmaram o ataque.

De acordo com líderes tradicionais perto da localidade de Bardhere, na região de Gedo no sul do país, os veículos que transportariam os comandantes extremistas foram atingidos pelo menos por dois mísseis.

“Ouvimos duas grandes explosões, e a informação que nos está a chegar indica que os veículos foram atacados perto de uma base do al-Shebab”, disse Abdiwahab Ali, ancião de uma aldeia perto da área.

Hassan Gesle, outro líder tradicional, afirmou ter sido informado por aldeãos que “um míssil lançado de uma aeronave atingiu um veículo e uma base militar do al-Shebab nas proximidades”.

Imediatamente após o ataque, a rede de telecomunicações em Bardhere foi cortada, tornando impossível o contacto com comandantes do grupo terrorista para confirmação.

Ahmed Bare, oficial das forças armadas somalis em Elwaq, nas imediações do local, declarou que comandantes do al-Shebab estão a tentar sair de Bardhere, uma das poucas localidades na Somália ainda controlada pelos terroristas, em antecipação de um ataque planeado pelas tropas governamentais.