António Albuquerque, marido da ministra das Finanças, vai ser julgado por dois crimes de injúria, dois crimes de difamação com publicidade e por um crime de coação na forma tentada, noticiou a Sábado. O jornalista ameaçou e ofendeu um antigo colega de trabalho, Filipe Alves, por mensagens de telemóvel. O tema: o que esse jornalista escreveu sobre a atuação de Maria Luís Albuquerque no Governo.

“Tira a minha mulher da equação ou vou-te aos cornos.”

Um dia depois de ter escrito o artigo de opinião “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?” para o Diário Económico, Filipe Alves começou a receber mensagens que mais tarde percebeu serem de António Albuquerque, ex-colega no jornal.

António Albuquerque: “Tu não sabes quem eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital.”
Filipe Alves: “Acabou, vou apresentar queixa contra ti na PSP.”
António Albuquerque: “Agora fiquei preocupado… estás avisado se metes a minha mulher ao barulho nesta história… vais parar a um hospital.”
        “Estou cheio de medo. Reafirmo, tu e o teu diretor são uns cabrões fdp.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Filipe Alves esperou que António Albuquerque retirasse o que tinha dito antes de apresentar queixa no Departamento de Investigação e Ação Penal, mas isso não aconteceu. Agora o Ministério Público vai acusar o marido da ministra das Finanças de cinco crimes.

Sem mostrar arrependimento nem vontade de pedir desculpas, António Albuquerque admitiu à Sábado ter uma questão pessoal com o antigo colega e com o então diretor do jornal, António Costa. “Não peço desculpa a supostos jornalistas, que não o são, e que se movem para defender interesses económicos.”

Quando a mulher foi nomeada de secretária de Estado das Finanças, António Albuquerque foi despromovido de editor executivo do Diário Económico, onde tinha acesso a tudo o que estivesse em preparação para publicação, e acabou por sair em conflito com a empresa.