Ondas há muitas. Surfistas de renome nacional nem tanto. E surfistas que tratem as ondas da Nazaré na primeira pessoa, muito menos. Que o diga Garrett McNamara, um dos maiores big wave surfers do mundo, que já tem em Portugal uma segunda casa apesar da sua origem norte-americana. Razões suficientes para dar a cara pelo projeto “Buondi Surf Sessions” e oferecer aulas de surf a crianças e jovens com necessidades especiais em várias praias portuguesas.

Mas atenção: os adultos também estão convidados. “O surf é um desporto saudável e os portugueses devem aproveitar porque vivem num país com uma localização incrível que oferece ótimas condições para a prática deste desporto”, conta McNamara ao Observador. Se quiser experimentar o surf pela primeira vez, basta aparecer na Praia de Carcavelos (no dia 18 de julho pelas 11h30) ou na Praia do CDS, na Costa da Caparica (no dia 19 de julho, pela mesma hora).

Mas antes de se fazer ao mar, relaxe. “Deixem-se levar pelas ondas e não tenham pressa de se pôr em pé logo na primeira onda”, sugere o atleta. “É mais fácil encontrar o equilíbrio se estiverem baixados na prancha de surf.” E por falar em prancha, todo o equipamento necessário é disponibilizado pela organização. Assim não tem de se preocupar com nada — a não ser apanhar boleia da próxima onda.

As aulas estão limitadas às vagas disponíveis. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes pelos promotores da praia enquanto decorre a aula das crianças e jovens da Instituição da Santa Casa da Misericórdia. As 30 primeiras pessoas a inscreverem-se vão ter a oportunidade de ter uma aula de uma hora com Garrett McNamara, acompanhado por quatro monitores.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR