Pode tratá-la pelo primeiro nome. Em setembro, Lena Dunham, criadora da série Girls, vai lançar “Lenny”, uma newsletter onde “não existe o conceito de demasiada informação” e que promete falar de “feminismo, estilo, saúde, política, amizade e tudo o resto”, segundo a página onde já é possível fazer a subscrição.

O nome resulta de uma fusão entre as suas duas autoras, porque ao lado de Dunham estará Jenni Konner, produtora executiva da série da HBO. Em entrevista ao Buzzfeed, a protagonista de Girls disse que a newsletter, que será semanal, é dirigida a “um exército de mulheres curiosas intelectualmente e às pessoas que gostam delas, que querem contribuir para a mudança mas também gostariam de saber, por exemplo, onde comprar a melhor camisola para o verão sem gastar o ordenado inteiro”. Porque a diversidade de interesses é importante e espera-se chegar à caixa de entrada de pessoas que queiram “falar de políticas radicais mas também de moda e de Rihanna”, escolher o próximo presidente ou um fato de banho.

A julgar pela personagem de Hannah Horvath e, sobretudo, pelo bestseller Não Sou Esse Tipo de Miúda, espera-se uma newsletter desbocada, confessional e com humor sobre o que é ser uma mulher jovem no mundo contemporâneo. Basta lembrar a introdução desse livro, onde Dunham escreve:

Não há nada mais corajoso para mim do que uma pessoa anunciar que a sua história merece ser contada, especialmente se essa pessoa for uma mulher. (…) Quero contar as minhas histórias e, mais do que isso, tenho de o fazer para me manter mentalmente sã: histórias acerca de acordar e ver o meu corpo feminino e sentir-me enojada e aterrorizada. Acerca de me terem apalpado o rabo quando estava a estagiar, de ter de provar o meu valor numa reunião cheia de homens na casa dos cinquenta e de ir a uma gala formal com o nariz vermelho mais cheio de ranho que alguma vez se viu. Acerca de deixar que os homens me tratassem de formas que sabia serem erradas.”

Nem por acaso, vale a pena avisar: homens, tenham cuidado. Como avisa a conta de Instagram Lennyletter, vai-se “desmantelar o patriarcalismo, uma newsletter de cada vez”.

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Para além das duas autoras, Lenny terá a participação de vários convidados, mais ou menos célebres. A cara principal, claro, será sempre Dunham, que, escreve o The Guardian, segue assim os passos digitais das gurus Gwyneth Paltrow — que tem uma newsletter chamada Goop desde 2008 onde já lançou vários artigos que deram que falar, como o de vaporizar a vagina — e de Blake Lively.

Enquanto o outono e a newsletter não chegam, já há quem faça uma lista de temas que gostava de ver em Lenny, de Caitlyn Jenner aos direitos das mulheres.