Lisboa, 17 jul (Lusa) — Os preços na produção industrial caíram 1,8% em junho, face ao mesmo mês do ano passado, uma descida determinada pela queda homóloga de 6,8% do agrupamento de energia, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo o agrupamento de energia — que passou de uma variação homóloga negativa de 5,9% em maio para uma diminuição de 6,8% em junho – os preços na produção industrial aumentaram 0,1%, acima da variação homóloga negativa em 0,1% em maio, ressalva o instituto.

O índice da secção das indústrias transformadoras passou de uma queda homóloga de 2,2% em maio para uma descida de 2,4% em junho.

A variação mensal do índice de preços na produção industrial foi de 0,1% em junho, quando no mesmo mês do ano passado tinha tido uma variação nula, com o índice do agrupamento de energia a cair 0,5% e o agrupamento de bens intermédios a registar uma taxa de variação em cadeia de 0,3%.

No segundo trimestre deste ano, o índice de preços na produção industrial diminuiu, em termos homólogos, 2,0% (diminuição de 3,3% no trimestre anterior).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR