O que têm em comum Warren Buffett, o segundo homem mais rico do mundo, e John “Johnny” Christopher Depp II? Não, Buffett não vai entrar na próxima sequela do filme “Piratas das Caraíbas”. Mas os dois bem que se podiam juntar numa aventura vivida ao largo da costa grega, no Mar Mediterrâneo – é que vão passar a ser “vizinhos” depois de terem comprado duas ilhas gregas por 15 milhões e 4,2 milhões de euros, respetivamente.

De acordo com a revista alemã Der Spiegel, Warren Buffet encontrou no investidor italiano Alessandro Proto o parceiro ideal para comprar a ilha de São Tomás – uma “pequena” porção de terra a aproximadamente 45 minutos de Atenas. O negócio vai custar 15 milhões de euros e uma fonte da empresa de Proto já confirmou a aquisição aos alemães da Spiegel. A agência de informação grega ANA, citada pela Newsweek, diz ainda que o objetivo da parceria ítalo-americana é construir um empreendimento imobiliário.

De Atenas, chega também a notícia de que o pirata mais conhecido da história recente do cinema norte-americano também terá aberto os cordões à bolsa e investido qualquer coisa como 4,2 milhões de euros para adquirir a ilha Stroggilo, no mar Egeu. Mas Johnny Depp poderá não ser o único astro de Hollywood a procurar uma ilha grega só para si: ainda de acordo com a Newsweek, existem rumores de que Brad Pitt e Angelina Jolie estarão também interessados em procurar estadia nas ilhas gregas.

Existem, pelo menos, 11 ilhas privadas gregas à venda no site dedicado ao assunto e os preços vão dos 3 aos 50 milhões de euros. Ou melhor, existiam, tendo em conta que duas já terão sido compradas por Warren Buffett e Johnny Depp. E avaliar pelo crescente interesse, a lista deve encurtar em breve. Ainda assim, a ilha mais cara – Omfori -, avaliada em 50 milhões de euros, continua sem comprador à vista – localizada no Mar Jónico, tem 4,5 km² e quem a comprar terá autorização para construir em 20% da ilha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR