O Festival Músicas do Mundo (FMM) muda-se esta segunda-feira de “malas e bagagens” para Sines, depois da abertura, no fim de semana, na aldeia turística de Porto Covo, que atraiu milhares de pessoas.

O largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, converteu-se, durante três dias, numa verdadeira praça pública da música, lançando o público para uma viagem por sons da Finlândia, Itália, Cabo Verde, Espanha, Argentina, Canadá e Brasil, com “partida” de Portugal pela voz de Janita Salomé, que abriu o festival, na sexta-feira.

“Estiveram milhares de pessoas em Porto Covo e era isso que pretendíamos”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, considerando ter sido “uma aposta ganha” o regresso do festival, pelo segundo ano consecutivo, à aldeia turística, no mesmo concelho, no distrito de Setúbal.

Dos três dias de música em Porco Covo, os promotores destacaram como “ponto alto” o espetáculo da cabo-verdiana Elida Almeida, no sábado, em que a artista, que conquistou este ano o Prémio Revelação nos Cabo Verde Music Awards, meteu o público a dançar com os ritmos alegres do batuque e do funaná. A própria artista mostrou-se surpreendida com o ambiente e a reação do público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi excecional, não estava à espera de tudo isto. Já ouvi falar muito de Sines, da força que tem, mas não estava à espera do público de sábado, amei simplesmente”, disse à Lusa Elida Almeida, que pela terceira vez atuou em Portugal este ano, depois de ter lançado o álbum “Ora doci ora margos” em 2014.

O FMM despediu-se de Porto Covo no domingo, com uma combinação de ritmos de origens diferentes, como já é hábito neste festival, da argentina Soema Montegro, dos canadianos Sagapool e da música tradicional brasileira de Dona Onete.

A 17.ª edição do festival, promovido pelo município, regressa hoje à “cidade-mãe”, Sines, já preparada para mais seis dias de “aventura”.

Hoje, pelas 22:00, o reggae/dub dos portugueses Simply Rockers Sound System marca o ritmo no largo Poeta Bocage, junto ao Castelo, onde regressa novamente na terça-feira, a partir das 00:15, depois do espetáculo de Paolo Angeli (Itália), no Centro de Artes.

A música recomeça “em força” com oito concertos por dia na quarta e na quinta-feira e nove a partir de sexta-feira, entre o largo Poeta Bocage, a avenida Vasco da Gama, o Centro de Artes e o palco principal, no Castelo de Sines.

O fadista Ricardo Ribeiro, Thea Hjelmeland (Noruega), Guillaume Perret & The Electric Epic (França) e Dele Sosimi & Afrobeat Orchestra (Nigéria/Reino Unido) estreiam os concertos entre muralhas, na quarta-feira.

Aline Frazão (Angola), Ana Tijoux (Chile), Bruno Pernadas (Portugal), Niladri Kumar (Índia), Capicua (Portugal), Pascals (Japão), Moriarty (França/EUA) e Salif Keita (Mali) são alguns dos nomes que vão também subir ao palco do Castelo de Sines até sábado, dia em que termina o FMM.

O concerto do holandês Ernst Reijseger, que estava agendado para terça-feira, foi cancelado, devido a problemas familiares do artista.