A NASA descobriu um novo conjunto de montanhas geladas na região ocidental de Plutão, na chamada Região Tombaugh. A cordilheira, com picos tão altos como os dos Montes Apalaches, nos Estados Unidos da América, fica localizada perto do Planalto Sputnik, uma zona conhecida como o “coração” de Plutão.

nh-pluto-mountain-range

Os picos gelados da Região Tombaugh têm a altura dos Montes Apalaches, nos Estados Unidos da América

Nas primeiras imagens de Plutão, captadas pela missão New Horizons, é possível ver uma mancha brilhante, com um formato semelhante ao de um coração, sob a superfície do planeta. As fotografias mais recentes mostram que essa mancha, aparentemente plana, é afinal constituída por diferentes regiões — com diferentes tipos de texturas.

Para a NASA, a descoberta da nova cordilheira, localizada nessa região, é um bom exemplo da topografia “bem definida” da Região Tombaugh. “Existe uma diferença pronunciada entre a textura dos planaltos gelados ocidentais e o terreno cheio de crateras da zona escura do oriente”, disse Jeff Moore, líder da equipa de geologia e geofísica da New Horizons, num comunicado publicado no site da NASA. “Existe uma interação complexa entre os materiais brilhantes e escuros que ainda estamos a tentar compreender”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR