O que vai acontecer?
Chama-se Alvarinho Wine Fest — Melgaço e Monção, acontece debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa e, como o nome indica, é uma celebração do vinho Alvarinho, que em Portugal é típico e exclusivo, se bem que por pouco tempo, desses dois concelhos minhotos.

Por pouco tempo? Como assim?
Em maio foi publicada uma polémica portaria que estende a produção do vinho Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes. Essa legislação entra em vigor dia 1 de agosto mas tem sido alvo de contestação pelos atuais produtores, que prometem avançar em breve para os tribunais. Mas isso interessa pouco para o caso, porque a ocasião é de festa.

Ok, mas antes de ir à festa: afinal o que é o Alvarinho?
O Alvarinho é, provavelmente, a mais conhecida e celebrada casta branca nacional. Não se produz apenas em Portugal — são famosos os Alvarinhos galegos — mas produz-se muito por cá. Em praticamente todo o país há vinhas de Alvarinho, mas no que aos vinhos verdes diz respeito só em Monção e Melgaço é que a designação pode ser usada em rótulo. E os melhores vinhos do género vêm, precisamente, dessa região, que reúne condições naturais ímpares. É isso que se vai celebrar aqui.

Celebra-se com vinho, então. E mais?
Além dos 30 produtores de vinho Alvarinho — a lista pode ser consultada aqui — juntar-se-ão à festa outros produtores locais, especializados não em vinho mas sim em coisas como queijo, caso do Prados de Melgaço, ou enchidos, caso do Fumeiro Inês Negra, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

prados de melgaço

A queijaria Prados de Melgaço no Alvarinho Wine Fest. (foto: Facebook)

É só isso?
Não. Como em qualquer festival de vinho digno desse nome haverá provas comentadas dirigidas por críticos, enólogos e escanções, sessões de showcooking e harmonização temáticas com alguns chefs de nomeada…

Que chefs e que temas?
A Justa Nobre, por exemplo, caber-lhe-á o bacalhau, a Diogo Noronha a fingerfood e os petiscos e a António Alexandre o marisco. Mas há mais, o melhor é ver o programa completo aqui. Importante: a presença nas sessões de showcooking é gratuita mas implica inscrição no local.

Ouvi dizer qualquer coisa sobre comida de rua no festival. Confirma?
Sim, estarão presentes sete marcas diferentes para que o Alvarinho não caia em estômagos vazios. A saber:

  • Bolas da Praia – Bolas de Berlim
  • Charcutaria Lisboa – Petiscos e Fumeiro
  • Hamburgueria da Parada – Hamburguers Gourmet
  • Nº 1 Street Food – Pregos de Picanha
  • Trinkaki – Hamburguer Gourmet
  • Mister Pig – Leitão, Kebabs e Chachorros
  • Um Gelado – Gelados Artesanais
alvarinho

O recinto do festival. A pala é segura, não se preocupe. (foto: Facebook)

Isto paga-se?
A comida paga-se, claro. A entrada no festival também. O bilhete custa 5€ e vale a entrada no recinto e um copo que serve para provar os vinhos que cada produtor disponibilizar para o efeito.

E qual é horário de funcionamento?
Dia 24 funciona das 17h às 23h30, dia 25 entre as 12h e as 23h30 e dia 26 das 12h às 19h.

Obrigado.
Volte sempre.