Antes de Andreja Pejic ou de Lea T, já Caroline Cossey tinha aberto as primeiras páginas às pessoas transgénero. Em 1981, Caroline posou para a Playboy e tornou-se a primeira transsexual a fazê-lo – mesmo que nesse momento ninguém soubesse disso. As fotografias na revista feminina aconteceram depois do sucesso de Caroline como Bond Girl no filme “007 – Missão Ultra-Secreta”, de 1981. Um ano depois, a News of The World revela o segredo e Caroline, que nasceu Barry, entra numa espiral de depressão e auto-destruição.

O jornal gastou “uma barbaridade de dinheiro” para aceder à certidão de nascimento de Caroline, conta a própria citada o ABC. “Quando descobriram, só me queria esconder. Cheguei a tentar o suicídio. Senti-me envergonhada, humilhada. Até que um dia levantei-me e percebi que não podia envergonhar-me de algo sobre o qual não tinha controlo”, explica a modelo.

Aos 60 anos, a ex-modelo lança o livro “My Story” onde conta toda a história de aceitação, dor e preconceito. Deixou definitivamente o showbiz depois de um episódio com Howard Stern, estrela da televisão americana. Foi aí que tudo mudou, confessa. “Ele entrevistou-me vestido de mulher e começou a gozar a dizer que ia fazer a cirurgia (de mudança de sexo); e eu não fazia a mínima ideia que ele ia fazer aquilo. Depois começou a fazer piadas sobre cortar o pénis e quis entregar-me uma salsicha. Eu só pensei: eu não preciso disto. Tenho de manter a minha sanidade mental.” Depois do episódio infeliz, Caroline decidiu sair de cena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A vontade de se refugiar levou a modelo a sair de Inglaterra e vive agora em Atlanta, na Georgia. “Tenho alguém que me ama. Não queria continuar naquele circo, por isso parei a minha carreira ali”, contou à Cosmopolitan, cita o Mirror. Caroline assume que, no que toca à aceitação dos transgénero, o mundo está melhor hoje.