A importância de uma boa noite de sono não é novidade para ninguém. Já sabemos que oito horas de descanso diário deixam o nosso corpo e cérebro em forma, saudáveis e felizes. E o mesmo se diz da pele. Quer trabalhe num escritório, ao ar livre ou em casa, os danos diários provocados pelos ares condicionados, aquecedores, poluição e radiação UV, entre outros, vão fazer estragos na derme e no cabelo.

Eis como funciona: enquanto dormimos, as nossas células reparam os danos ocorridos durante o dia e há um aumento de nutrientes e oxigénio na pele, o que ajuda a estimular a regeneração celular. Qual é o nosso trabalho no meio disto tudo? Garantir que temos bons hábitos noturnos que otimizem este processo de cura, que aumentem as barreiras de proteção contra os radicais livres e, em última análise, que ajudem as células a trabalhar no seu melhor. E quais são eles?

1. Beba água

Um copo de água antes de dormir ajuda o corpo a repor os fluidos que perdeu durante o dia e vai equilibrar as vitaminas, os minerais e os nutrientes que precisamos. Um dos melhores benefícios da água é que atua como um desintoxicante natural — limpa o corpo das toxinas indesejadas, ajuda a relaxar e vai fazer com que se sinta rejuvenescida pela manhã e acorde com uma pele mais saudável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Limpe a pele

Já falámos várias vezes na necessidade de limpar a pele mas nunca é demais reforçar. Lembre-se: não sufoque os seus poros ao dormir com maquilhagem. Nem as noitadas de copos em que chega às cinco da manhã, a tropeçar, são uma justificação para saltar este hábito. Quando chegar a casa, retire toda a maquilhagem e, antes de dormir, limpe bem o rosto com água morna para aumentar o fluxo sanguíneo.

3. Use produtos de tratamento

Lembra-se do que dissemos lá em cima? Otimizar, sempre, o processo de regeneração celular. Se o seu orçamento de beleza puder esticar, invista sempre num bom creme de noite. Qualquer que seja o seu tipo de pele, vai precisar de hidratantes e antioxidantes porque vão reparar a pele e ajudá-la na sua barreira de proteção diária. E porque é durante a noite que a pele fica mais recetiva, use cremes de tratamento (um sérum, um creme anti-idade, um óleo antioxidante ou qualquer que seja o seu regime). Nota: jamais use os tratamentos de dia durante a noite. À falta de um creme de noite, mais vale não usar nada — os cremes noturnos contêm ingredientes mais potentes e têm texturas mais ricas do que os de dia, na sua maioria mais leves (para poderem ser usados debaixo da maquilhagem) e com ingredientes protetores e filtros solares que, obviamente, não precisamos enquanto dormimos.

4. Tenha sempre duas almofadas

Ter uma almofada extra vai fazer com que a nossa cabeça fique sustentada e os fluidos não fiquem acumulados sob os olhos e o rosto. Esta é uma dica de Dimitri James, maquilhador das celebridades e autor de uma série de livros sobre beleza, para reduzir os inchaços de manhã.

5. Vá para a cama com um bom creme de mãos

Confesse: quantas vezes aplicou um creme de mãos na última semana? Zero? Não é a única. Mas se, durante o dia, não tem paciência ou não se lembra de o fazer, aproveite a noite para reparar alguns destes danos. As mãos são uma das partes do corpo que mais rapidamente envelhece, por estarem sempre expostas, e requerem cuidados obrigatórios. Use um creme de mãos antes de dormir – vai hidratar a pele e manter as cutículas e unhas fortes e com menos tendência para descascarem e partirem.

6. Durma com uma touca de seda

As fronhas de algodão são o mais comum na roupa de cama mas, na verdade, sugam a humidade do cabelo, causam atrito e frizz. É provavelmente esta a razão por que acorda com o cabelo emaranhado e áspero. Se não quiser trocar a sua velhinha fronha de algodão, durma sempre com um lenço ou uma touca de seda – vai melhorar a saúde do seu cabelo, conservar a hidratação dos fios e diminuir as pontas duplas.

7. Afaste o cabelo da cara

Aquela imagem Hollywoodiana da mulher a escovar o cabelo antes de dormir é mesmo só de filme. Caso não durma com uma touca de seda (porque já tem uma fronha), não caia no erro de dormir de cabelo solto. Os nossos fios contêm óleos e sujidade que podem entrar em contacto com a pele e causar danos. O ideal será dormir com uma trança (não muito apertada) ou fixar o cabelo num coque.

8. Diga olá aos séruns

Se ainda não se rendeu ao poder dos séruns, esta é uma boa altura para o fazer — vão intensificar a sua rotina de beleza internamente para resultados mais potentes à superfície. Use um sérum para tratar especificamente a sua principal preocupação (rugas, pigmentação, desidratação, fatiga cutânea, entre outras) e aplique-o antes do creme noturno. Dica: se se confunde com os séruns e os cremes, é simples perceber a sua função. O sérum tem alta concentração de princípios ativos e uma textura mais fluida que o ajuda a penetrar mais profundamente, preparar terreno para o creme e potencializar o seu efeito. Qualquer coisa como: o sérum atua no interior e o creme à superfície.

9. Não se esqueça dos lábios…

Durante a noite, tendemos muitas vezes a respirar pela boca, o que leva os lábios a secar e de manhã pode traduzir-se em rachas e gretas. Tenha sempre um protetor labial na mesa-de-cabeceira e aplique bastante nos lábios antes de apagar as luzes.

10. …nem dos pés

No verão, não há nada pior do que um par de saltos altos elegantes calçados nuns pés gretados e secos. Nunca dispense o creme de pés porque, acredite, é um item obrigatório na sua lista de compras de beleza. Se não tiver um hidratante próprio, use vaselina na sola dos pés e calce umas meias antes de dormir para o produto ficar a atuar durante a noite. As meias ajudam a concentrar a hidratação na pele e, de manhã, vai acordar com uns pés macios, hidratados… e à prova de sandálias.