Os condutores de veículos motorizados que percam pontos no novo sistema que entrará em vigor em junho de 2016 poderão frequentar “aulas de atualização” que vão permitir recuperar pontos e evitar a perda da carta. Segundo o Jornal de Notícias, os cursos terão uma duração de sete horas e um custo de 35 euros, permitindo ganhar até 16 pontos.

O manual a adotar nestes cursos de atualização de condutores é apresentado esta quinta-feira, em Moimenta da Beira, pela Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA). A associação prevê um curso que “pode ser administrado num só dia, ao sábado, por exemplo”, explicou ao jornal António Reis, vice-presidente da associação. O custo será um “valor simbólico” de 35 euros mas está a tentar-se que seja a custo zero se houver o patrocínio de uma seguradora, adianta o responsável.

Ainda não foi tornada pública a regulamentação do novo sistema de carta por pontos, mas já se sabe que cada condutor começará com 12 pontos e que verá esses pontos caírem a cada (e conforme a) infração. Uma contraordenação grave tira dois pontos e uma muito grave leva à perda de quatro pontos. Se o condutor vir os pontos caírem para quatro pontos ou menos tem, obrigatoriamente, de frequentar uma ação de formação. Ao cair para dois, é necessário novo exame teórico e aos zero o título é cassado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR