Começa quando a filha tem a menstruação pela primeira vez e a mãe decide contar a toda a gente, familiares e amigos, como se de um feito se tratasse. Passa pelas noites em frente à televisão a ver um filme que, por acaso, inclui cenas de nudez e sexo. E acaba no interrogatório feito ao amigo que foi lá a casa lanchar, quando não é o namorado/a.

Os filhos podem ter vergonha dos progenitores em inúmeras situações, mas a verdade é que não existe uma explicação clara para sentir tanta vergonha. Uma pesquisa feita com dois mil pais tentou chegar ao busílis da questão: porque é que as crianças se envergonham tão facilmente? Ao que parece, não cai bem entre os mais novos que os pais ajam como se fossem jovens, dancem em público ou tentem adotar a gíria do momento. Se se lembra de ter passado por esse sufoco e não quer provocar o mesmo aos seus filhos, evite estes cinco temas sugeridos pelo The Telegraph, principalmente se o seu filho tiver 14 anos — idade em os adolescentes têm mais vergonha dos pais.

1. Sexo

Falar sobre sexo ou sequer dar a entender que a sobrevivência da humanidade depende de dois adultos a tirarem a roupa é a vergonha total. Se tiver um filho que esteja a aprender o sistema reprodutivo na escola e decidir comentar o que ele está a estudar, é muito possível que ele não fale consigo durante dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Redes sociais

Para os mais novos, as redes sociais servem para marcar presença, funcionando à base de um “ver e ser visto” virtual. Para os pais, são a arma perfeita para espiar os filhos, basta tornarem-se amigos e observá-los à distância — como se de um safari se tratasse. Não se atreva a gostar de nada e muito menos a comentar. É vergonha garantida.

3. Calão

Não tente usar as “palavras do momento”. A probabilidade de usá-las mal é grande, os seus filhos não vão achar “altamente” e talvez até lhe lancem aquele olhar reprovador. No caso de mandar uma mensagem de texto com uma piada, evite o “lol” — se há jovens que não se importam, há outros que já não o aceitam tão bem.

4. Demonstrações públicas de afeto

A partir de uma certa idade, os filhos têm mais medo das demonstrações de afeto em público por parte dos pais do que o diabo da cruz. Quando chegar o dia em que sente o seu filho desconfortável depois de um abraço à saída da escola, encare-o como um sinal de crescimento. A vergonha é uma etapa do desenvolvimento, a forma de uma criança começar a cortar os laços protetores e a encarar a vida por si própria.

5. Dançar

Toda a gente gosta de dançar, e é claro que ninguém fica proibido de o fazer quando passa a ter descendência. Só não o faça à frente dos seus filhos. O mesmo se aplica ao verbo cantar. No que diz respeito a situações de vergonha máxima, sem dúvida que cantar na cozinha, enquanto finge que a colher de pau é um microfone, ocupa o primeiro lugar. Ninguém está a dizer que dança mal, o grande problema é que, segundo a pesquisa citada no início do artigo, os adultos param de aprender novos passos aos 25 anos. Ou seja, até pode fazer o robô como ninguém, mas há 20 anos que já ninguém faz o robô numa pista de dança.