Na semana passada, Walter Palmer foi identificado como o responsável pela morte de Cecil, o leão mais querido do Zimbabué. Mas o dentista norte-americano não está sozinho entre os que consideram a caça de leões uma atividade de lazer. Também dois dos filhos de Donald Trump, o magnata candidato à presidência dos Estados Unidos, são ávidos caçadores destes animais – e não só. Por outro lado, tanto o antigo rei de Espanha Juan Carlos como o ex-diretor do Banco de Inglaterra, Sir David Scholey, parecem também partilhar da mesma fixação por este “desporto”. Ao banqueiro, o interesse pode-lhe valer a anulação do título de ‘Sir’.

A polémica que envolveu a morte de Cecil trouxe à atualidade imagens antigas dos filhos de Trump que surgiram na internet em 2012. Donald Trump Jr. e Eric Trump posavam para a câmara enquanto seguravam animais exóticos mortos que teriam caçado em África, revela a revista Mother Jones. Entre os animais incluem-se em leopardo e um elefante.

Quando as fotografias surgiram há 3 anos, os dois irmãos Trump afirmaram prontamente no Twitter que “não se iriam desculpar”. “Em algumas partes [as reservas de caça] estão sobrepovoadas. Conclusão: sem o dinheiro dos caçadores não restaria muito de África. O ecossistema é agradável mas não há dinheiro”, lê-se num tweet de Trump Jr. O vídeo seguinte mostra algumas das imagens. Atenção aos leitores mais sensíveis. Podem ser chocantes:

Também o ex-Diretor do Banco de Inglaterra, Sir David Scholey, está envolvido em polémica por ter caçado um leão. Corre na Internet uma fotografia do banqueiro ao lado de um leão morto e ensanguentado que terá sido tirada durante umas férias na Zâmbia. A imagem pode ser visualizada aqui (atenção, pode ser chocante para alguns leitores).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alegadamente, David Scholey terá defendido o seu direito à caça do animal afirmando que se trata de “uma questão inteiramente pessoal”, escreve o Daily Mail. Esta terça-feira, os ativistas dos direitos dos animais pediram a anulação do seu título de ‘Sir’, concedido pela Rainha de Inglaterra. A solicitação foi feita através de uma petição dirigida ao primeiro-ministro David Cameron. Na noite em que foi publicada conseguiu reunir 345.000 assinaturas.

O ex-dirigente do Banco de Inglaterra admitiu já ter caçado vários animais selvagens por todo o mundo. Foi também fotografado ao lado de presas de elefante, do crânio de um búfalo e de antílopes.

Mas são muitos outros são os famosos que se dedicam à caça de animais selvagens. Costumam fazê-lo com armas de fogo ou com arco e flecha, e depois posam ao lado dos animais mortos e até tornam as fotografias públicas, tal como os exemplos retratados. A Time recorda nove pessoas conhecidas que se dedicam à caça (por vezes ilegal) destes animais. Veja a fotogaleria.