Helena Pereira está sentada na mesa junto à entrada da nova pastelaria de Campo de Ourique. Já lá vão 52 anos que vive no “melhor bairro de Lisboa”, como lhe chama, e nunca viu um negócio como este. Sempre que vai lá lanchar pede um quequezinho de noz. “Quequezinho a favor… é um quequezão”, corrige e com razão.

Na Top XXL, tal como o nome prenuncia, não há miniaturas. Os bolos são gigantes mas o espaço é minúsculo, a fazer lembrar um daqueles cafés na esquina de cada rua onde se toma o café ao balcão depois do almoço. Mas não se deixe enganar. À porta anunciam-se bolos em tamanho familiar. E na vitrine, lá estão eles: mil folhas com cobertura de chocolate ou creme de ovo, croissants, parras, tortas, jesuítas, donuts, palmiers, guardanapos, muffins, bolas de Berlim e até um pastel de nata. Tudo XXL, com preços entre os 2,90 e os 3,80 euros.

top xxl,

Para além dos pastéis de nata gigantes, também conhecidos por “natões”, há um “natão” com recheio de doce de ovos que é um pouco mais alto do que o normal. ©‎ Hugo Amaral / Observador

A ideia foi de Pedro Alegria e Nuno Cardoso, dois sócios a quem o tamanho da pastelaria tradicional nunca satisfez o suficiente. Um paladar insaciável que os levou a arriscar no mundo da restauração com versões grandes destes produtos. “O tamanho é, em média, seis vezes maior do que o normal”, conta Pedro Alegria. Mas não se assuste: pode pedir o bolo cortado às fatias e, se sobrar, ainda pode levar para casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

top xxl,

Pedro Alegria e Nuno Cardoso já têm vários negócios em Lisboa. O primeiro está ligado aos táxis e o segundo tem uma sapataria em Campo de Ourique. ©‎ Hugo Amaral / Observador

Mas porque nem só de bolos se mata a fome, vêm aí os hambúrgueres e salgados gigantes em meados de agosto. Rissóis e croquetes que vão cativar os mais gulosos com o seu (enorme) tamanho. Até lá, já pode pedir as tostas, bifanas e saladas especialmente pensadas para o almoço e jantar. “Que delícia…”, lê-se nos guardanapos dispostos em cima de cada mesa. E é mesmo.

top xxl,

As tostas também são gigantes. Há tostas de frango, atum e delícias do mar. © ‎Hugo Amaral / Observador

No futuro, os sócios pretendem expandir o negócio para a baixa lisboeta. Atualmente vendem cerca de 60 bolos gigantes por dia mas já sonham com o dia em que chegarão às 100 unidades diárias. E, quem sabe, em que terão um serviço de entregas ao domicílio.

Nome: Top XXL
Morada: Rua Tomás da Anunciação, 1 A (Campo de Ourique), Lisboa
Telefone: 21 821 7133
Horário: De segunda a sábado das 07h00 às 00h00; domingo das 07h00 às 21h00
Preço: 2,90€-3,80€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.