A polícia japonesa deteve esta madrugada de sábado Mark Karpeles, diretor-geral da plataforma de negociação de moeda virtual MtGox, encerrada após a perda do equivalente a cerca de 355 milhões de euros, informou a imprensa nipónica.

Mark Karpeles, francês de 30 anos, é suspeito de ter acedido ao sistema informático da plataforma e de ter falsificado dados das suas contas, informaram a agência Kyodo e a estação de televisão pública NHK.

Pelo facto de não estarem ligadas a um governo central ou a uma entidade financeira, o valor das bitcoins e outras moedas virtuais semelhantes é definido totalmente pelo mercado, através de empresas que, funcionando como bolsas, permitem que as moedas sejam compradas e vendidas.

A MtGox era uma dessas bolsas, tendo falido em fevereiro de 2014 depois de 750 mil bitcoins pertencentes a clientes e mais 100 mil pertencentes à empresa terem desaparecido, roubadas por alguém que aproveitou uma vulnerabilidade no sistema. Karpeles culpou, na altura, piratas informáticos, garantindo que tinha conseguido recuperar 200 mil bitcoins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR