O primeiro-ministro, Passos Coelho, inaugura, esta sexta-feira, a Feira de São Mateus – a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica -, que decorre em Viseu até 13 de setembro, com um novo ‘layout’ e um “cartaz mais arrojado”. A inauguração terá lugar a partir da ‘Porta de Viriato’, estando a abertura prevista para as 19:00.

Às 21:15 será ligada a iluminação da feira – um projeto original inspirado nas velhas “portas” da Cidade de Viseu e na Sé Catedral -, seguindo-se atuações de música tradicional e um espetáculo de fogo-de-artifício.

Com 623 anos, a Feira de São Mateus apresenta-se renovada e revitalizada, com novo ‘layout’, um novo palco sobre o espelho de água com a Sé de Viseu como cenário, novos desenhos de luz, nova imagem, mais tradições recuperadas e um cartaz de espetáculos e eventos reforçado e para todos os públicos.

A recuperação do antigo “picadeiro”, avenida central de passeio até ao palco, é uma das novidades mais marcantes e desejadas.

Para o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, este “é o ano 1 da nova Feira de São Mateus”.

“Uma feira antiga e contemporânea, com dimensão nacional. Esperamos um milhão de entradas: o próximo passo é a internacionalização”, acrescenta.

Daniela Mercury, Anselmo Ralph ou Tony Carreira são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Feira de São Mateus, cujo orçamento total ascende a 1,2 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR