A presidente da Junta de Freguesia de Arroios disse este sábado que a responsabilidade da utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Vários cartazes do PS para ilustrar que o desemprego tem uma face foram contestados pelas pessoas que aparecem nos ‘outdoors’, que afirmam não terem dado autorização para a sua cara ser usada naquela campanha, segundo noticiou o Observador esta sexta-feira. Três dessas pessoas são colaboradores da Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa.

Numa nota enviada hoje à comunicação social, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

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Nesse contexto, explica Margarida Martins, falou “com alguns colaboradores da Junta de Freguesia no sentido de saber se queriam ou não integrar a campanha” e que “alguns colaboradores aceitaram, de forma voluntária, a participar enquanto figurantes”.

Nesse sentido, Margarida Martins (ex-presidente da associação Abraço) diz ter “partilhado os respetivos contactos dos colaboradores com a organização da campanha do Partido Socialista”, mas que a sua intervenção no processo “terminou nesse preciso momento”.

Numa nota enviada na sexta-feira à noite, o PS pediu desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido e “solicitou esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”.

Está agendada para segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia, abertura redes sociais e novos cartazes.