O engenheiro informático Reza Moaiandin descobriu uma falha de segurança no Facebook que permite, através de um algoritmo simples, recolher informação dos utilizadores. Mais concretamente, dos milhões de utilizadores que têm o número de telefone associado ao perfil. Não precisa de ser “amigo” ou sequer de estar na rede de “amigos dos amigos”.

O princípio é simples: ao associar o número de telemóvel ao perfil, ele fica por defeito “visível” no campo de pesquisa.

facebook_telemovel-1

De acordo com o especialista informático, se esta opção não for trancada, um simples programa informático (para quem o souber construir, claro) consegue aceder e recolher informação de forma massiva — aceder ao utilizador correspondente a um número é fácil, faça você mesmo o teste. Foi o que fez Reza Moaiandin ao criar um programa que gera números de telefone aleatórios e, a partir daí, apropria-se dos dados (mas não das contas) pessoais dos utilizadores a que esses números correspondem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Reza Moaiandin, diretor técnico da empresa britânica SALT.agency, já alertou o Facebook para esta vulnerabilidade por duas vezes, em abril e julho (os detalhes estão explicados no blogue da agência), mas a maior rede social do mundo (com 1,5 mil milhões de utilizadores registados) desvalorizou, como conta o The Guardian. Um funcionário do Facebook afirma que o sistema está desenhado de forma a impedir abusos, mas seja como for, e porque o que está em causa é a sua privacidade, fique a saber como desligar a opção que o Facebook define por defeito.

Para limitar o acesso de pesquisa através do número de telemóvel, faça login no seu perfil, no canto superior direito (na “seta”) aceda a “Definições”, depois na barra lateral à esquerda a “Privacidade” e aí encontra uma de três opções, como pode ver nesta figura:

facebook_telemovel-2

O Facebook não permite bloquear totalmente o acesso, mas para já a opção “Amigos” é a mais restritiva. Entretanto, no campo imediatamente acima, pondere igualmente sobre as definições de Email; e de caminho, avalie os campos “Quem pode ver as minhas coisas?” e “Quem pode contactar-me?”. As opções são limitadas, mas tem a oportunidade de configurar a privacidade da sua conta de acordo com a sua consciência. Em caso de dúvida, feche tudo o que for possível.