Um creme facial já faz parte da rotina de (praticamente) todas as mulheres. Até das mais preguiçosas. Mas e um sérum? Sabe para que serve? Como se usa? Qual o seu foco de atuação na pele? Provavelmente não — os séruns ainda são o patinho feio da cosmética, que é como quem diz, passamos por eles nas prateleiras do supermercado, da perfumaria e da farmácia e nem lhes pousamos a vista em cima.

O que é?

Só para perceber o poder de um sérum (e como não anda a prestar os devidos cuidados à sua pele), é uma espécie de ultraconcentrado em ingredientes ativos específicos e que, por isso, consegue produzir efeitos mais rápidos – atuam nos problemas desde o interior. E a sua explicação é simples: são de rápida absorção, não gordurosos e têm uma textura mais fluida que a de um creme, o que faz com que penetrem mais rápida e profundamente na pele. São, por isso, considerados quase como super cosméticos. O seu objetivo é atuar no interior da pele, agindo assim de dentro para fora. Por penetrarem rapidamente e não atuarem à superfície, nunca podem ser usados sozinhos (sobretudo de manhã, porque a pele não ficaria protegida para o resto do dia) mas são um complemento aos cremes, dado que vão potenciar o seu trabalho e acelerar os resultados.

Por outro lado, os cremes têm texturas mais “grossas” que vão atuar na hidratação e proteção da pele – criam uma espécie de barreira entre a pele e o exterior. Alguns dos seus princípios ativos penetram para agir no interior da pele mas outros mantêm-se à superfície para a proteger (como os filtros solares). É exatamente aqui que os séruns entram, ao serem super cosméticos que vão atuar onde os cremes não conseguem chegar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando usar um sérum?

Hoje em dia já existem séruns para combater uma série de problemas: anti-envelhecimento, anti-manchas, iluminação, flacidez, desidratação… E é nestes problemas que vão fazer a diferença e onde podemos ver resultados mais rapidamente. O ideal será aplicar em pele lavada, de manhã e à noite, antes do creme. E bastam algumas gotas por dia, atenção. Lembre-se que têm alta concentração de ingredientes.

Se acha que anda a olhar bem para as prateleiras e eles é que passam despercebidos, veja alguns dos melhores séruns que já estão disponíveis no mercado português. E se faz tratamentos anti-idade, anti-manchas, para hidratação, flacidez (entre outros…), adicione este cosmético à sua rotina ainda hoje.

12 fotos