A agência meteorológica japonesa elevou hoje o nível de alerta perante uma possível erupção do monte Sakurajima, vulcão situado a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, reiniciada esta semana, após dois anos de paragem.

O organismo estatal elevou de 3 para 4 — numa escala de 5 — o nível de alerta para Sakurajima, devido ao aumento da atividade sísmica na zona desde a madrugada de hoje.

O nível 4 de alerta insta os moradores a preparem-se para uma eventual retirada da zona.

A ordem afeta os pequenos municípios de Arimura e Furusato, situados a cerca de três quilómetros de duas crateras do vulcão e onde vivem mais de 70 pessoas divididas por meia centena de lares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com 1.117 metros, o vulcão Sakurajima está localizado ao largo da costa de Kagoshima, cidade portuária com mais de 600.000 habitantes, situada a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Não muito longe está a central nuclear de Sendai, reativada esta terça-feira, mais de quatro anos após o acidente de Fukushima ter traumatizado a população e levado, em setembro de 2013, à paragem de todos os reatores no país. Este foi o primeiro reator reiniciado no país nos últimos dois anos.

Desde 2009, o vulcão Sakurajima regista entre 500 e 1000 pequenas erupções todos os anos. Em agosto de 2013, uma erupção espalhou cinzas por toda a região.