Uma equipa de cientistas capturou uma tartaruga marinha nas águas da Costa Rica, por suspeita da presença de um parasita numa das narinas, o que estaria a dificultar a respiração do animal. A surpresa veio quando perceberam que a obstrução era causada por uma palhinha de plástico com 10 a 12 cm de comprimento. O objeto terá sido engolido e depois regurgitado, tendo acabado por ficar preso na fossa nasal.

O procedimento de extração foi feito de imediato. Demorou oito (aflitivos) minutos, o sofrimento do animal foi evidente mas necessário para lhe salvar a vida. A bióloga marinha Christine Figgener garante que a tartaruga recuperou rapidamente — apenas foi necessário desinfetar a ferida antes de ser devolvida à água.

Propositadamente, colocámos o vídeo abaixo a começar apenas no instante final, em que os cientistas retiram o objeto da narina da tartaruga. Alertamos que estas imagens podem ser consideradas chocantes.

O vídeo foi divulgado por Christine Figgener — estudante de doutoramento da Texas A&M University — na página da GoFundMe Campaign e pretende sensibilizar para a utilização que fazemos do plástico, um problema bem conhecido e que é responsável pela morte de milhões de animais e pela degradação dos ecossistemas marinho e terrestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR