Joana Nobre Garcia sempre adorou organizar festas inesquecíveis para os seus três filhos. Um dia, enquanto procurava empresas de styling de festas, encontrou o projeto de Sofia Portugal. O destino juntou-as e a paixão uniu-as. Decidiram criar um livro repleto de sugestões e dicas com base na experiência pessoal de cada uma e nasceu o Hoje é Dia de Festa! (Manuscrito).

Este é um manual de criação de celebrações que pretende “demonstrar que a organização de uma festa em casa é fácil e acessível a qualquer pessoa”, explicam as autoras. Nele reúnem ideias temáticas, tutoriais, receitas tradicionais e conselhos práticos para organizar festas para todas as ocasiões: aniversários, batizados, primeiras comunhões e até baby showers.

k-Hoje-é-dia-de-festa-MAIL

As autoras reuniram um conjunto de dicas com o objetivo de ajudarem no processo de planeamento. E “planear é um dos segredos do sucesso”, reforça Joana Nobre Garcia. Dois meses antes, deve escolher o tema da festa bem como a data e a hora. A partir daí, faça a lista de convidados e a lista de materiais necessários para a decoração do espaço. “Esta deve ser simples mas repleta de pormenores ao gosto pessoal do protagonista da celebração.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fotografias para o Livro de festas de Joana Nobre Garcia e Sofia Portugal. Tema: Tropical Fotografia: LIete Couto Quintal 29/01/2015

O tema tropical é ideal para festas de aniversário de crianças que adoram a praia e o verão. © Liete Couto Quintal

No que toca aos convites também há regras. “Hoje em dia, os convites são feitos por e-mail ou por telemóvel, mas não há nada que substitua um convite formal a membros especiais da família”, acrescenta Sofia Portugal. O mesmo se aplica às lembranças das festas. “As pagelas são sempre uma recordação que fica gravada no tempo e ajudam a atribuir identidade à celebração.” Já o bolo, sendo o ponto fulcral de todas as atenções, vai ter mais impacto se tiver dois andares ou se for visualmente apelativo consoante o conceito da festa.

Em fotogaleria, selecionamos algumas ideias temáticas e dicas fundamentais para inspirar a sua próxima festa à moda tradicional.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.