A seleção feminina sub-16 de basquetebol perdeu para a República Checa o título de campeã da Divisão A do Campeonato da Europa. A final aconteceu esta noite, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. O marcador ficou fechado nos 79 – 55.

Portugal já tinha perdido com as checas a 18 de agosto, por 55 – 70. Foi a primeira vez que a República Checa venceu o Europeu sub-16. Em terceiro lugar no campeonato ficou a Itália, que venceu a Espanha por 70 – 54.

As jovens internacionais não levam para casa as faixas de campeãs, mas já gravaram o nome na história do basquetebol português. Isto porque nunca uma seleção nacional portuguesa de basquetebol, masculina ou feminina, tinha conseguido chegar tão longe, ou seja, a uma final Divisão A de um Campeonato da Europa.

A portuguesa Ana Ramos, atleta do Clube Desportivo da Póvoa, foi eleita a melhor jogadora do Europeu e ainda entrou no cinco ideal. A poste lusa Beatriz Jordão também foi votada para o cinco ideal do torneio.

O próximo desafio da seleção portuguesa, orientada por Agostinho Pinto, é o Mundial de 2017, para o qual se apuraram graças aos bons resultados conseguidos neste Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR