Nestas eleições legislativas, os partidos mais pequenos querem dar luta em todo o país. PPM, MPT, PDR, PAN, AG!R/PTP/MAS, Nós Cidadãos, LIVRE e PNR apresentaram listas em todos os 22 círculos eleitorais, de acordo com o que responsáveis das estruturas disseram ao Observador.

Se todas as candidaturas forem aceites pelos tribunais, estas serão das eleições mais concorridas em todo o território nacional, com mais partidos com a possibilidade de concorrer à totalidade dos lugares disponíveis para deputados, 230. Mas ainda não é certo que as candidaturas estejam todas regulares e que, por isso, sejam todas aceites.

A coligação AG!R/PTP/MAS também só irá em coligação a 21 círculos. Na Madeira, os candidatos concorrem apenas debaixo da chancela do PTP. O PPM também concorre a todos os círculos sendo que nos Açores tem uma coligação com o CDS.

Já o Juntos pelo Povo, partido que nasceu na Madeira, vai concorrer a 14 círculos eleitorais enquanto o PURP-Partido Unido dos Reformados e Pensionistas se candidata a 20 (ficam de fora Bragança e Madeira).

Se estas candidaturas se confirmarem e se conseguirem eleger, estes partidos já são candidatos a subvenção estatal. Isto porque só podem ter direito partidos que tenham concorrido a pelo menos 51% dos lugares e obtenham representação. Além destes partidos, há ainda outros que entregaram candidaturas, mas ainda não foi possível saber o número de círculos a que se candidataram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR