Quem come fruta vive mais tempo. Esta é a principal conclusão do último relatório publicado pela Direcção-Geral de Saúde sobre a saúde e os hábitos alimentares dos portugueses. Ainda assim, a insuficiente ingestão de fruta continua a ser um dos principais responsáveis pela redução dos anos de vida da população. Então quantas peças de fruta se deve comer por dia? “Três a cinco peças diárias consoante as necessidades de cada um”, responde a nutricionista Alexandra Bento.

Antes ou depois das refeições? “Não faz diferença.” E que tipo de fruta? “Devemos sempre respeitar a sazonalidade da época”, explica a bastonária da Ordem dos Nutricionistas. Afinal de contas, não é por acaso que as frutas ricas em água estão presentes na altura mais quente do ano. A natureza tem o seu próprio ritmo e a sazonalidade dos alimentos está em harmonia com as necessidades da estação.

No verão, os frutos têm melhor cor, sabor e textura, mas não só. “Em meses de maior calor alguns alimentos têm um estatuto superior pelo seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais, nutrientes e antioxidantes que previnem doenças e trazem benefícios para a saúde”, acrescenta Alexandra. Quais? Conheça a lista dos 5 superfrutos que tem de comer antes do verão acabar:

1. Melancia

Se não bebe muita água durante o dia, este fruto é para si. “A melancia é uma excelente fonte de hidratação por ser especialmente rica em água”, afirma Alexandra Bento em entrevista ao Observador. Já a vitamina A presente nesta fruta é importante para a saúde dos olhos e as vitaminas B5, B6 e C aumentam as defesas do organismo ao contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Ameixa

“Por ser uma fonte privilegiada de fibra, a ameixa contribui para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal”, explica a nutricionista. Para além disso, tem um baixo teor calórico — apenas 36 kcal por 100 gramas — e um elevado teor de fitonutrientes únicos. “Esta ainda é rica em antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos dos radicais livres e ajudam a retardar o aparecimento das rugas.”

3. Morango

Ninguém nega que o morango é um dos frutos favoritos do verão. Os benefícios? “Ajuda na manutenção da saúde dos músculos depois de um longo dia de praia ou da prática de exercício físico por ser rico em magnésio”, conta Alexandra. O morango é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, ácido fólico, fósforo, potássio e vitamina C, contribuindo por isso para fortalecer o sistema imunitário.

Fruits still life: Oranges, bananas, kiwi, pears, apples, strawberries, pineapple and melon (Photo by Miguel Palacios/Cover/Getty Images)

O morango é considerado um superfruto porque fornece benefícios superiores aos de outros frutos. ©‎ Miguel Palacios/Getty Images

4. Tomate

Se não sabia que o tomate é um fruto, fica agora a saber. A melhor parte? Pode comê-lo à dentada. “É uma fonte de vitamina A e C que ajuda a reduzir os níveis de gordura (de colesterol e triglicerídeos) no sangue graças ao seu alto conteúdo em licopeno”, revela a nutricionista. O seu poder antioxidante ainda ajuda a manter a boa saúde dos olhos.

5. Uva

Segundo Alexandra Bento, a casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol e antioxidantes benéficos para a saúde do coração. Quanto mais escura for a uva, melhor, porque tem um efeito anticoagulante semelhante ao vinho tinto — sem os malefícios do álcool. “Para além de ser uma fonte de vitamina C, K e potássio, protege a saúde cerebral e o sistema imunitário.”

Texto editado por Ana Dias Ferreira.