O secretário-geral do PS vai apresentar esta sexta-feira o mandatário nacional para a campanha das eleições legislativas de 4 de outubro. A escolha recaiu sobre António Arnaut, o socialista tido como “o pai do Serviço Nacional de Saúde”.

O anúncio foi feito através do jornal Ação Socialista, António Costa é citado afirmando que o histórico militante n.º 4 é “um símbolo da defesa dos serviços públicos, contra a ofensiva da direita para privatizar a Saúde, a Educação e a Segurança Social”.

António Arnaut, advogado e escritor de 79 anos e que já manifestou apoio ao candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, foi diversas vezes deputado, incluindo na Assembleia Constituinte, e até vice-presidente da Assembleia da República.

Como ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, foi o autor da legislação que viria a dar origem ao atual Serviço Nacional de Saúde, nos últimos anos da década de 1970.

Arnaut foi também presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Homem, pertenceu ao Conselho Superior de Magistratura e grão-mestre da loja maçónica do Grande Oriente Lusitano.

António Costa visita sexta-feira, pelas 11h00, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, reunindo-se em seguida com os candidatos a deputados pelo PS, antes da apresentação formal do seu mandatário nacional, pelas 15h00, num hotel da “Cidade dos Estudantes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR