Se o verbo associado ao facebook é “like”, o verbo associado ao Pinterest é “pin it”, ou “afixa-o”, em português. Como é mais fácil aplicar a fórmula do inglês, eis que todos passámos a aportuguesar o verbo e ficou “pinar”. Não obstante esta palavra também fazer parte do calão e ter outros significados menos ingénuos.

Nada a temer. Aqui pinar significa partilhar imagens, ideias, receitas culinárias, moda, decoração, arte ou gatinhos numa rede social pensada para colecionadores. A ideia é tão simples como um quadro de cortiça pendurado na parede onde vamos afixando com alfinetes coloridos receitas de jornal, contactos de canalizadores, ideias para presentes de aniversário… A diferença é que no Pinterest tudo fica arrumado num álbum virtual, com uma capacidade infinita para guardar ideias criativas. A rede social permite ainda que aquela sua receita de bolo de laranja ou a forma como combina uns jeans com um top possam ser partilhadas com o mundo inteiro. É um admirável mundo novo de criatividade sem o peso dos egos e das selfies do Facebook e a má língua desenfreada do Twitter.

pinterest-artigo-receitas

A versão moderna do livro de receitas da avó.

Só mais uma dica antes de passarmos aos números desta rede social: o Pinterest permite flanar (mais um aportuguesamento, agora de flâneur), ou seja, deambular sem rumo por imagens bonitas que se vão guardando num álbum. Ao fim de alguns minutos, este tempo de “recreio” serviu para relaxar do stress diário, da competitividade, das frustrações. É como passear na rua das lojas ao fim da tarde com o ganho de ser tudo gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Pinterest em 20 números

  • Tem cerca de 72,8 milhões de utilizadores;
  • 85% dos utilizadores são mulheres;
  • 14,2 minutos é o tempo médio de permanência diária na rede;
  • 98 minutos é o tempo médio de permanência mensal;
  • Quarta-feira é o dia da semana em que mais pins são trocados;
  •  135% foi quanto o Pinterest cresceu em 2014;
  • As categorias mais trocadas são moda, beleza, casamentos, culinária e entretenimento;
  • 17 milhões de imagens foram inseridas no Pinterest em 2014;
  • Desses 17 milhões apenas 2% são selfies;
  • 4,5 mil milhões de imagens trocadas são da categoria Moda;
  • 176 milhões são da categoria Beleza;
  • 100 milhões são da categoria Culinária;
  • Receita de pão de alho com queijo foi o pin mais partilhado de sempre;
  • A marca com mais seguidores é a Nordstrom;
  • A marca mais “pinada” é a Etsy;
  • 83% dos seguidos são marcas e não celebridades;
  • Apenas 20% das imagens trocadas contêm rostos;
  • 67% do conteúdos partilhados no Pinterest provêm de empresas e não de indivíduos;
  • 52% das compras online em 2014 foram antecedidas de uma visita aos álbuns Pinterest das marcas;
  • 75% do tráfico diário no Pinterest é feito através de dispositivos móveis;
  • Mil milhões de álbuns foram criados até março deste ano.
pinterest-artigo-casamento2

Casamentos são uma das categorias mais populares.

Outras curiosidades

  • O Pinterest criou há poucos meses os “Buyble Pins”, uma espécie de OLX versão rede social, onde os objetos aparecem já com um preço e podem ser imediatamente comprados online;
  • O tempo de vida de um pin é de cerca de três meses, ou seja é 1600 vezes mais durável do que no Facebook, o que representa um grande ganho para as marcas que escolhem investir nesta rede social;
  • O Pinterest tem, neste momento, os seus marcadores divididos em 34 categorias organizadas alfabeticamente. Cada categoria subdivide-se depois noutras tantas subcategorias.
Fonte: DRM, Digital Marketing