A grande maioria está localizada no velho continente e é a Itália que mais locais tem na lista. Mas também há oferta na África do Sul, na República Checa, Alemanha, Reino Unido e Irlanda. A escolha tem por referência a opinião dos utilizadores do TripAdvisor, mas o site tem também em consideração a história dos hotéis, a envolvência (que é, quase sempre, de sumptuosos jardins e lagos deslumbrantes) e, claro, os preços. Uma noite num destes hotéis, onde já pernoitaram estrelas de cinema e do rock, famílias reais, presidentes da República ou diplomatas, começa nos 107 euros. Mas há-os para todos os gostos, mais ou menos requintados, e, naturalmente, para todas as carteiras. Eis a lista:

10. O castelo de Durrow, localizado em Laois, na Irlanda, foi mandado construir pelo coronel William Flower, em 1716, e foi, durante décadas, o seu pouso e da sua família. A arquitectura é pré-palladiana e dos jardins diz-se que foram os “mais belos” da sua época. Hoje, muita da traça setecentista mantém-se inalterada. O preço de uma dormida ronda os 168 euros.

9. Ainda pela Irlanda, nas margens do segundo maior lago do país, em Cong, ergue-se o castelo de Ashford. Aqui já estiveram hospedados, por exemplo, o rei George V, de Inglaterra, e o Beatle John Lennon. A suite presidencial tem o nome de Ronald Reagan, antigo presidente dos Estados Unidos, e um dos seus visitantes mais ilustres. A dormida custa à volta de 233 euros.

8. Viajemos até à República Checa. Construído na região de Vysočina, o castelo Heralec remonta ao Século XIII, tem somente 13 quartos, mas todos eles de fina flor. O maior de todos é, naturalmente, a suite real, que foi dormida de nobres, nomeadamente da realeza de Lipa, a família Trčkové. Os quartos são, todos eles, ornamentados a madeiras e mosaicos da melhor qualidade. Uma noite no Heralec custa no mínimo 189 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7. Chamam-lhe só “O Castelo”, e diz-se da sua torre mais alta, que é a torre onde Rapunzel viveu. Fica na África do Sul, em Clarens, e é uma mansão medieval, com uma atmosfera de conto de fadas. É ideal, dizem os visitantes, para “retiros solitários ou a dois”, uma vez que foi construído para acomodar somente quatro pessoas. Os quartos são decorados com histórias da vida da princesa. O preço da dormida começa nos 133 euros.

6. O castelo de Rowton, em Shropshire, Inglaterra, é tido como o “mais sereno” de todos os que surgem na lista do TripAdvisor. Com 19 quartos luxuosos e deslumbrantes vistas para os jardins circundantes, o castelo é também um dos locais de casamento mais exclusivos da região de West Midlands. Uma noite aqui fica pelo menos por 107 euros.

5. Castello di Monterone. Fica situado na zona rural de Perugia, em Itália, e era, originalmente, uma base militar — antes de ser convertido em hotel, há poucos anos. O castelo tem 18 quartos, muitos deles com jacuzzi privativo, quase todos decorados com frescos do século XIX, com o preço da dormida a começar nos 115 euros.

4. O castelo de Petroia remonta ao século XII, dispõe de 13 quartos, construídos no interior das muralhas do castelo original. Aqui nasceu o duque italiano de Urbino, na decoração destacam-se as pinturas do Século XVIII, e os visitantes aconselham uma visita demorada a biblioteca de Petroia. 132 euros, é quando custa dormir num dos quartos.

3. Sem sair de Itália, encontramos o castelo Sinio, mandado construir por Marchesi Del Carretto, em 1142. É um dos castelos mais antigos da zona vinícola de Barolo, em Sinio, na Itália. Quem visitou Sinio ficou deslumbrado pelas suites de cinco estrelas, com “paredes de granito e azulejos de terracota”. Quem o visitou, pagou 224 euros para lá pernoitar.

2. O castlelo de Auf Schoenburg, em Obserwesel, na Alemanha, foi o retiro dos duques de Schönburg durante anos. Em 1689, o castelo foi incendiado por soldados franceses, e mais tarde foi restaurado e transformado num hotel de 24 quartos com vista para o Rio Reno. As diárias começam nos 150 euros.

1. Debruçado sobre as margens de Lock Faskally, em Pitlochry, na Escócia, o castelo de Fonab foi construído em 1892 e transformado num luxuoso hotel de 26 quartos em 2013. A penthouse é tão ampla e a cama tão alta que os hóspedes usam degraus para a poderem usar. A dormida é a mais cara de todos os castelos da lista: 326 euros por noite.