A partir de dia 1 de setembro, o TVSéries vai dedicar grande parte da sua emissão à programação do canal HBO. Há séries que ainda não tinham vindo para Portugal e um regresso aguardado. Veja as escolhas do Observador na nova programação.

Novo em Portugal

“Olive Kitteridge” (2014) – Estreou em 2014 e encantou os críticos de televisão. Partindo de uma obra de Elizabeth Strout, com o mesmo nome e que lhe valeu o Pulitzer para ficção em 2009, a realizadora Lisa Cholodenko mostra a vida normal de uma mulher invulgar. São 25 anos de resmungos e mau feitio de Olive, professora numa cidade costeira do Maine, especialmente dirigidos ao marido Henry. Mas ao mesmo tempo, são 25 anos de uma mulher que aprendeu a esconder os seus sentimentos e o seu caráter reto atrás de uma fina camada de dolorosos espinhos. A série foi nomeada para 13 Emmy e Frances McDormand, que dá corpo a Olive, protagonizou uma das melhores interpretações do ano passado. “Olive Kitteridge” estreia no dia 7 de setembro às 22:45.

“Show Me A Hero” (2015) – Esqueça os corredores da Casa Branca. Esta série é sobre poder e política, mas a nível local. Se à partida lhe parece uma esfera limitada, não se engane. Para além de ser baseada numa história real, esta mini-série de seis episódios traz ao pequeno ecrã dois temas muito atuais: classe e raça nos EUA. A trama passa-se durante os anos 80 e retrata a execução de uma ordem judicial que obriga à construção de habitações sociais em bairros proeminentes da cidade de Yonkers. A população não reage bem e dá-se um confronto social que opõe ricos e pobres, poder político e judicial. Nick Wasicsko está no centro da ação e é o recém-eleito presidente da câmara que tenta apaziguar os ânimos depois de compreender que a ordem do tribunal seria irreversível. A série conta com as participações de atores como Alfred Molina e Oscar Isaac e é assinada, entre outros, por David Simon – também autor de “The Wire” e “Treme”. “Show Me a Hero” estreia a 5 de setembro às 22h

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=pyD4U8nd4ho

Os regressos

“The Leftovers” (2014-) – Esta série mudou. O enredo mantém-se, ou seja, o facto de numa realidade alternativa ter desaparecido 1% da população mundial. Ficam também os atores principais, mas a trama mudou de local. As personagens principais o polícia Kevin Garvey e a sua família próxima vão dizer adeus à cidade ficcionada de Mapleton para se instalar em Miracle, no Texas, onde – ao contrário de todas as outras regiões do globo – ninguém desapareceu. A série sobreviveu a um possível cancelamento e os últimos episódios mostraram que a atuação de Justin Theroux, que encarna Garvey, valia uma nova temporada. A nova temporada de “The Leftovers” estreia a 5 de outubro.

https://www.youtube.com/watch?v=e9RlsD8lIO0