A última fase da Operação Hermes da GNR, que decorreu entre sexta-feira e domingo, envolvendo cerca de 3.000 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, registou um total de 531 acidentes.

De acordo com dados provisórios disponibilizados na página da Internet da GNR, do total de acidentes nesta 4.ª fase há a registar um morto, 16 feridos graves e 189 feridos ligeiros.

Sexta-feira foi o dia em que se registaram mais acidentes, com 193 sinistros, dos quais resultaram um morto, em Aveiro, seis feridos graves e 84 ligeiros. Neste dia, Faro, Porto, Setúbal e Aveiro foram os distritos a registar maior sinistralidade.

No sábado ocorreram em todo o país 178 acidentes, com seis feridos graves e 57 ligeiros e no domingo o número de ocorrências foi de 160, com quatro feridos graves e 48 ligeiros.

Além da atuação preventiva e de apoio, os militares estiveram “particularmente atentos” aos comportamentos de risco dos condutores que pudessem colocar em causa a segurança rodoviária, nomeadamente a condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, o uso indevido do telemóvel durante a condução, as manobras perigosas, a condução sem habilitação legal e incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças (SRC).

A Operação Hermes decorreu durante todo o período de veraneio, de 03 de julho a 30 de agosto. Durante esse período foram intensificadas em diversas fases as ações de patrulhamento e apoio aos utentes das vias rodoviárias.

Na primeira fase da operação a GNR registou três mortos em 515 acidentes e na 2.ª fase, que decorreu entre 17 e 19 de julho, registaram-se 544 acidentes, com 17 feridos graves e 156 ligeiros. Na terceira fase foram contabilizados quatro mortos, 18 feridos graves e 226 feridos ligeiros, num total de 656 acidentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR