Este texto podia nunca ter acontecido. Em novembro de 2012, o jornal Público noticiava que o futuro do único quiosque Arte Nova da cidade, situado no jardim da Burra, junto à Basílica da Estrela, podia passar pela demolição. Não passou, felizmente. A Câmara Municipal de Lisboa resgatou a estrutura e abriu um concurso público para a sua concessão, ganho pela MCO, a empresa responsável pelo vizinho Mercado de Campo de Ourique. Assim, durante os primeiros meses desta existência renovada o espaço funcionou como extensão do dito mercado. Mas já não é assim. De há uma semana a esta parte é a marca Noori — cujo fundador, Diogo Sousa Coutinho, é um dos sócios da MCO — que está a explorar o (belíssimo) quiosque.

quiosque anos 60 arnaldo madureira

Nos anos 60, o quiosque servia a companhia de táxis da Estrela.
(foto: © Arnaldo Madureira / Arquivo Municipal de Lisboa)

“Não é que as nossas lojas não sejam agradáveis, mas sentimos que precisávamos de sair para a rua, fugir dos espaços comerciais e este quiosque é perfeito para isso”, explica Diogo, que conhece bem a sua história atribulada. “Durante a reabilitação aproveitámos os gansos, os ornamentos do telhado mas de resto tivemos de fazer do zero, sempre fiéis ao original”, explica.

NOORI QUIOSQUE TP28

Em 2015, o Sushi Kioosk (assim mesmo, com dois ‘o’) serve sushi. E gelados da Artisani.
(foto: © Tiago Pais / Observador)

A ementa deste Noori é mais pequena que a das oito lojas já existentes (em Lisboa, Cascais e Porto), centrando-se naquilo que consideram os produtos chave da marca. Servem-se, claro, temakis, os cones de sushi que Diogo viu no Brasil e decidiu trazer para Portugal em 2009, mas também sashimi de salmão, caixas de quatro tipos de rolos de sushi e as bebidas da praxe, com uma adição importante, a ginginha — o que se compreende, tendo em conta a frequência turística da zona. Não menos relevante é a parceria, no capítulo das sobremesas, com a geladaria Artisani. Mónica Marques, responsável de marketing do Noori, refere que este espaço deve ser encarado como o “secret spot deste verão”. Está desvendado.

Nome: Noori Sushi Kioosk
Morada: Jardim da Burra (Estrela), Lisboa
Horário: Todos os dias, das 12h à 00h

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR