O secretário-geral do PS advertiu contra a “aventura” e “experimentalismo” do programa da coligação PSD/CDS com a privatização parcial da Segurança Social, ponto em que prometeu o pagamento integral das pensões já formadas.

António Costa falava em Alverca num debate do PS sobre políticas sociais, que teve como moderadora a dirigente socialista e ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira Maria da Luz Rosinha.

O líder socialista pegou em exemplos em instituições financeiras e na bolsa para salientar os riscos inerentes ao projeto de plafonar parte das contribuições dos rendimentos mais altos para a Segurança Social e para defender que esse sistema de privatização também coloca em causa o próprio futuro a prazo do sistema público ao gerar uma alegada descapitalização.

A privatização de parte das contribuições “é uma falsa segurança que querem apresentar aos contribuintes, já que os lança numa enorme incerteza em relação ao seu futuro, mas, desde já, cria uma enorme ameaça no presente para os atuais pensionistas e, sobretudo, para os futuros pensionistas das duas próximas gerações”.

“Se há algo que é muito claro neste momento é que quem quer garantir a sustentabilidade da Segurança Social e quem quer evitar aventuras e experimentalismos tem de votar no PS. É preciso garantir uma Segurança Social pública, segura e não se lançar na aventura que a direita propõe em relação às duas próximas gerações”, disse, recebendo palmas da assistência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR