O verão acabou e, para alguns, ficaram noites (e dias) memoráveis, bronzeados invejáveis e canções no ouvido. O Spotify, uma das principais plataformas de música usada pelos portugueses, elaborou uma lista as canções preferidas dos utilizadores portugueses do Spotify durante o verão. As listas foram consequência de uma análise das faixas mais ouvidas entre 1 de junho e 31 de agosto.

O calor chegou e os portugueses continuaram a ouvir “Lean On” dos Major Lazer e “Cheerleader” dos OMI, que se encontram no topo da tabela. Em comparação com o ínicio do ano, largaram o vício por canções como “Uptown Funk” de Mark Ronson, “Love Me Like You Do” de Ellie Goulding, “Take Me to Church” de Hozier e os singles dos portugueses Carlão e Diogo Piçarra. O verão trouxe novos hábitos: “Waiting for Love” do Avicii e “El Perdón” de Nicky Jam e Enrique Inglésias.

“Os nossos utilizadores têm bom ouvido para os êxitos do momento e para detetar novos sucessos. Agrada-nos particularmente que canções como “Lean On” de Major Lazer, que tínhamos apontado como um forte candidato a música do verão, acabe por ser a banda sonora de muitos entusiastas de música”, disse Shanon Cook, especialista em tendências musicais do Spotify, num press release do popular serviço de streaming.

1. Major Lazer (feat. MØ and DJ Snake) – Lean On

2,9 milhões de escutas diárias no Spotify. Foi assim que “Lean On” se tornou no maior sucesso de Major Lazer. Chegou ao primeiro lugar no Top global do Spotify e já se previa a popularidade veranil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. OMI – Cheerleader (Felix Jaehn Remix Radio Edit)

Em 2012, os OMI lançaram a canção “Cheerleader” sem qualquer pretensão de obter fama global. Foi em 2014, quando o produtor Felix Jaehn fez o seu próprio remix do tema, que alcançou o sucesso internacional. Já em junho de 2015, “Cheerleader” era terceira canção mais ouvida em Portugal. A faixa ouviu-se repetidamente nas pistas de dança portuguesas.

3. Avicii – Waiting For Love

A história de amor entre os portugueses e o DJ sueco Avicii é antiga. Com várias visitas ao país, como a passagem ao Festival MEO Sudoeste 2013, há uma legião de portugueses que segue cada trabalho do sueco, seja na pista de dança ou no Spotify. “Waiting for Love” é um single que junta Avicii, a voz de Simon Aldred, vocalista dos Cherry Ghost, e o produtor holandês Martin Garrix. Lançado no dia 22 de maior de 2015, foi a terceira música mais ouvida no Spotify dos portugueses.

4.  Nicky Jam, & Enrique Iglesias – El Perdón  

Curiosamente, esta canção não está entre as mais populares de todo o mundo. Mas, em Portugal, foi um dos sucessos do verão. O single de Enrique Iglesias e do cantor porto-riquenho Nicky Jam chegou a número 1º em Espanha, Itália e Holanda. Desta maneira,”El Perdón” faz companhia aos outros êxitos de Iglesias como “Hero”, “Do You Know”, “Can You Hear Me” e “The Kiss Forever”.

5. Wiz Khalifa (feat. Charlie Puth) – See You Again

4,2 milhões de transmissões de “See You Again” em 13 de abril de 2015 – o recorde de faixa mais transmitida em um único dia no Spotify. O rapper Wiz Khalifa, conhecido pela canção “Young, Wild and Free”, juntou então forças com Charle Puth. O single foi um tributo ao ator Paul Walker, ator de “Velocidade Furiosa”, que faleceu em novembro de 2013 num acidente de carro antes da estreia do novo filme.

6. Jack Ü, Skrillex and Diplo (feat. Justin Bieber) – Where Are Ü Now

Um estudo da rede social Twitter, em julho, previa que “Where Are Ü Now” seria a terceira música mais popular do verão. Não esteve longe da verdade, tendo sido uma das faixas mais ouvidas (e dançadas). A canção, liderada pela voz de Justin Bieber e da eletrónica de Jack U, com a colaboração de Skrillex e Diplo, foi mencionada em mais de 600 mil tweets durante o mês de julho.

7. Kygo – Stole the Show  

O australiano Conrad Sewell dá voz a “Firestone”, canção do norueguês DJ Kygo. A canção foi lançada em dezembro de 2014, mas foi o videoclip que a tornou num hit internacional. Entre dia 9 e dia 30 de março de 2015 foi visto 24 milhões de vezes.

8.  Lost Frequencies – Are You with Me (Radio Edit )

“Are You with Me” passou na rádio e viciou os portugueses. Agora, sempre que se ouve o kick da canção, relacionamos automáticamente com esta música. Escrita por Tommy Lee James, Terry McBride e Shane McAnally, “Are You with Me” tornou-se um sucesso quando o DJ e produtor belga Lost Frequencies pegou na canção original, acelerou o refrão, alterou a sonoridade, e lançou-a em outubro de 2014, tornando-a num sucesso mundial.

9. Jason Derulo – Want To Want Me

No disco “Everything is 4” (2015), Jason Derulo incluiu “Want to Want Me”, um sucesso que se tornou imediatamente no single do disco. Após o lançamento, a faixa chegou automaticamente ao 5º lugar do prestigioso ranking norte-americano Billboard Hot 100. Logo na primeira semana, no Reino Unido, foram vendidas 127 mil unidades do single.