O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa carta enviada aos diocesanos, apela a uma resposta “mais humana e capaz” face ao drama dos refugiados. O Cardeal fala da situação dramática que milhares de pessoas estão a enfrentar e das dificuldades em chegar à Europa. Relembra que esta deve ser uma preocupação de todos.

“Todas as famílias, comunidades e organizações católicas colaborarão inteiramente com as instâncias nacionais e internacionais que se conjugarem nesse sentido, para uma resposta que só pode ser global, dada a complexidade dos problemas a resolver, a curto, médio e longo prazo”, escreveu.

D. Manuel Clemente aproveita ainda para comentar os momentos legislativo e presidencial que se aproximam, falando da necessidade de ter presente a “ecologia integral” que o Papa Francisco propõe. O Cardeal fala da necessidade de se promover o económico, social, político, cultural, ambiental e espiritual como um todo, porque só assim é possível falar da integralidade e do que é realmente humano.

“O descuido de tal integralidade, por qualquer desvio tecnocrático, economicista ou meramente egoísta e gastador, é a causa maior de muitos dos problemas que nos afetam agora, do local ao universal”, afirma o Cardial-Patriarca de Lisboa.

Pode ler aqui o texto integral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR