Contos inéditos de Valter Hugo Mãe e novas obras de Joyce Carol Oates e Javier Cercas vão ser editados até novembro, anunciou esta sexta-feira a Porto Editora, na apresentação em Lisboa das novidades literárias.

No que toca à literatura portuguesa, sairá, por exemplo, O último dos colonos, primeiro de dois volumes de memórias de João Afonso, irmão do cantautor Zeca AfonsoOs Timorenses, romance de Joana Ruas, que volta a remeter para acontecimentos históricos de Timor-Leste, e o romance histórico Do outro lado do mar, de João Pedro Marques.

Entre as novidades, destaque ainda para Mudwoman (sem título português por enquanto), da norte-americana Joyce Carol Oates, de 2012, O Impostor, do espanhol Javier Cercas, e o regresso ao romance da chilena Isabel Allende com O Amante Japonês, sobre um amor nascido durante a Segunda Guerra Mundial mas que é abalado quando o Japão ataca Pearl Harbor e os Estados Unidos enviam os nipo-americanos para campo de internamento. Também de um autor chileno, Luis Sepúlveda, chega A venturosa história do usbeque mudo, que reúne histórias curtas romanceadas daquele que é descrito como um dos mais importantes nomes do catálogo da Porto Editora.

Amante Japonês

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pela Assírio & Alvim saem dois novos livros de poesia portuguesa: Óxido, do vencedor do Prémio PT Literatura 2014, Gastão Cruz, e L de Lisboa, de Ana Marques Gastão .

A reedição das obras de Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen continuam, nomeadamente a tradução que fez de Hamlet, de Shakespeare, com prefácio de Luís Miguel Cintra, e que vai chegar aos palcos pela mão do encenador, este mês, no Teatro da Cornucópia, em Lisboa.

Entre os cerca de 70 títulos apresentados estão O selvagem da ópera, do autor brasileiro Rubem Fonseca, Prémio Camões 2003, sobre o compositor Antônio Carlos Gomes, publicado nos anos 1990 e inédito em Portugal. Está garantida também a publicação do policial Mercado de Inverno, do escocês Philip Kerr, sobre o assassinato de um treinador português de um clube inglês de futebol. No livro, o treinador chama-se João Gonçalves Zarco, mas não demorou a que em Inglaterra o nome mais falado fosse o de José Mourinho.

O escritor português Valter Hugo Mãe publicará Contos (título provisório), uma antologia com nove contos inéditos, ilustrados por artistas como Paula Rego, Graça Morais, Joana Vasconcelos, José Reis e Ana Aragão. O prefácio será de Mia Couto.

Dois novos livros de gastronomia entram no catálogo da editora. O primeiro é Refeições Saudáveis, de Jamie Oliver, e o segundo é As Receitas Cá de Casa, em que Manuel Luís Goucha abriu as portas da casa onde vive com o companheiro Rui Oliveira para mostrar os pratos que cozinham.

Sopa de Pedra

Na literatura para a infância e juventude, destacam-se Sopa de Pedra, com texto de Cas Willing e ilustração da mãe, a pintora Paula Rego. Há também um novo volume da série O Estranhão, de Álvaro Magalhães. A partir de 10 de setembro há três novas edições de obras de Luísa Ducla Soares, com novas capas e ilustrações: O Capuchinho Vermelho no Séc. XXI, Contos para Rir e ainda Seis histórias às avessas, galardoada com o Prémio Calouste Gulbenkian. De Mário de Carvalho será reeditado O homem que engoliu a lua, agora ilustrado por Pierre Pratt.

A Livros do Brasil, chancela que a Porto Editora adquiriu no início deste ano, tem estado a relançar obras do catálogo – foram já republicados cerca de 20 títulos. Este mês publica-se O Processo, de Franz Kafka, com a primeira tradução feita em Portugal, por Álvaro Gonçalves, a partir da versão alemã baseada no manuscrito original de Kafka. Em outubro sai Retrato do Artista quando Jovem Cão e Outras Histórias, um volume que reúne, pela primeira vez, toda a narrativa de ficção do galês Dylan Tomas, falecido em 1953, com 39 anos.

A Aldeia

Como novidade no catálogo há A Aldeia, primeiro volume da trilogia do norte-americano William Faulkner, Nobel da Literatura, dedicada aos decadentes Snopes. Em 2016 chegam os outros dois volumes, A Cidade e A Mansão.

Na Coolbooks, chancela só com edições digitais e que aposta em autores estreantes, destaque para dois títulos da coleção As aventuras de Flauto, de Tomás Borges de Castro.

Notícia corrigida às 01h35. O Falhado, de João Reis, foi lançado no primeiro semestre do ano e não se insere nas novidades literárias da Coolbooks.