Selfies na praia, selfies num casamento, selfies com os amigos… E selfies num divórcio?

Que o casamento tradicional já não é o que era e os divórcios também não, já o sabíamos. Era suposto que o terminar de uma relação e o consequente divórcio deixasse as pessoas naturalmente mais desiludidas e tristes. Mas será sempre assim? É que parece que nem todos ficam presos ao passado. Há quem ultrapasse a situação mais rapidamente, logo depois de assinar o papel que põe fim à união. Por isso não se espante se lhe dissermos que a nova moda são as #divorceselfies. Sim, uma selfie que regista o momento em que os casais efetivam a sua separação.

Shannon Neuman e o ex-marido Chris, conta o The Washington Post, registaram o momento do seu divórcio no tribunal em Calgary, no Canadá, com uma selfie em que ambos estavam a sorrir.  “Aqui estou eu e o Chris depois do divórcio!”, disse Shannon quando publicou a foto no facebook que já foi partilhada cerca de 11.000 vezes. ” Mesmo que eu tentasse não poderia ter escolhido uma melhor ex-exposa”, comentou Chris.

Shannon

Facebook de Shannon Neuman

Também o casal Keith Hinson e Michelle Knight, da Flórida, decidiu registar o momento com uma selfie. O Huffington Post apresenta a selfie antes e depois, ou como quem diz, a foto do casamento e a foto do divórcio. ” Eu e a Keith lidamos com isto com um grande sentido de humor”, explicou Keith quando interrogado sobre como é que ele lidava com a situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sorrir para uma foto não é a reação esperada quando falamos da palavra divórcio, mesmo sabendo que uns divórcios são difíceis e outros mais amigáveis. Por isso  as #divorceselfies parecem incomodar os mais conservadores. O The Washington Post dá o exemplo de alguém que quando confrontado com uma selfie sorridente pergunta: ” Como é que essa situação é um motivo de orgulho? A sério, estou curiosa”. A maioria das #divorceselfies mostram casais felizes, que comemoram a sua capacidade dar um passo em frente.

Há quem também ainda procure outras soluções, numa espécie de parentalidade partilhada. É o exemplo da atriz Gwyneth Paltrow e do vocalista dos Coldplay Chris Martin, que depois da separação decidiram permanecer na mesma casa em prol do bem-estar dos seus filhos.

A verdade é que a noção de divórcio se reinventou e deixou de encarado como uma tragédia ou um fracasso. Agora parece dar aso a situações divertidas e fora do comum, como as selfies.

Até que a morte vos separe? Não. Agora a moda é “Até que uma selfie vos separe!”