O ministro dos Negócios Estrangeiros declarou, no Luxemburgo, que Portugal tem que “fazer um esforço de generosidade” no quadro de solidariedade europeia face à crise migratória, estando disposto a aumentar a oferta de acolhimento de 1.500 refugiados.

Falando à saída de uma reunião informal de chefes de diplomacia da União Europeia, que hoje discutiram a crise migratória, Rui Machete apontou que os Estados-membros “finalmente compreenderam” que a crise humanitária extremamente grave que se está a viver exige “uma atitude francamente de apoio humano”, para o qual Portugal está disposto a contribuir de forma generosa, dentro das suas possibilidades, embora seha ainda necessário definit os termos da distribuição de refugiados entre os Estados-membros.

“Nós já tínhamos feito uma oferta de (acolhimento de) 1.500 refugiados e estamos dispostos, dentro das nossas possibilidades, a aumentar esse número, porque o problema humano o exige. Portanto, não vamos limitar-nos a esse número, vamos aceitar um número dentro daquilo que seja a equidade de uma repartição razoável, mas temos que fazer um esforço de generosidade e fá-lo-emos certamente. Aliás, é esse o sentimento do povo português”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR