23 de setembro, 08h21 da manhã. Memorize esta data se é um amante de sol, férias e praia porque é quando se dá por oficialmente terminado o verão de 2015. Mas não guarde já as toalhas nem o protetor solar. Dizem que os últimos cartuchos são sempre os melhores e a Morena Jambo não podia deixar de concordar. Assim que se entra no atelier da marca, em Lisboa, sente-se a temperatura a aumentar. É nessa pequena fábrica que se faz toda a criação, modelagem, corte e costura da linha de praia da marca. A qualquer altura do ano, também é lá que está a equipa que o convida, com um sotaque luso-brasileiro, a acompanhar todo o processo de confeção dos vários modelos. Basta marcar.

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A fundadora Azenida Tenório trabalha desde os oito anos na produção de biquínis e veio do Brasil em 2007 para criar uma marca 100% nacional que oferecesse a possibilidade aos clientes de idealizarem as suas próprias peças de roupa únicas. Hoje, o serviço exclusivo da Morena Jambo ainda existe e continua a ser a Zê — como lhe chamam — que corta à mão cada biquíni, triquíni ou fato de banho antes de ser reencaminhado para a costureira. Já a filha, Yasmine Santana, também seguiu os passos da mãe e tornou-se na designer criativa da marca. Foi ela que se inspirou na maior floresta tropical do planeta para criar a última coleção Amazônia: The Green Gold com mais de 50 modelos e 30 padrões. Juliana Lima, responsável de marketing da Morena Jambo, mostra-lhe alguns:

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Para além da coleção plus size, criança e de fitness que pode comprar na loja online, vem aí uma linha de beachwear para homem e um espaço de venda exclusivo da marca. Já para a próxima coleção, a Morena Jambo está a terminar de desenhar todos os padrões e promete mergulhar noutro universo que vai fazer inveja ao verão de 2016.

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Nome: Morena Jambo
Data: 2007
Pontos de venda: Chiado Factory: Rua da Misericórdia, 79, 1º andar (Chiado), Lisboa (segunda a quinta das 10h às 20h; sexta a sábado das 10h às 22h) e loja online.
Contactos: 96 012 8256; geral@morenajambo.com)
Preços: De 80€ a 109€

100% português é uma rubrica dedicada a marcas nacionais que achamos que tem de conhecer.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.