Um homem, de 34 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por “fortes indícios” de ser o autor de 11 incêndios florestais ocorridos, em agosto, nas imediações da localidade de Fortios, Portalegre.

Em comunicado, a PJ explicou que a identificação e detenção do alegado incendiário florestal foram efetuadas pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, em estreita colaboração com a GNR de Portalegre.

Os incêndios ocorreram junto da berma de diversas estradas, em zonas rurais de mato, sobrado e olival, nas imediações da localidade de Fortios, em Portalegre.

Os fogos, segundo a PJ, “foram ateados na vegetação rasteira existente nos respetivos locais, com recurso a chama direta, presumivelmente através de um isqueiro que o detido trazia consigo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As chamas destruíram “cerca de cinco mil metros quadrados de coberto vegetal” e os danos causados “só não foram maiores em virtude da rápida ação dos bombeiros, que conseguiram chegar aos locais dos sinistros poucos minutos após o alarme”.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.

A Polícia Judiciária destacou que, este ano, já identificou e deteve 48 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.